Dono da Force India revela que F1 cogita mudar sistema atual e distribuir pontos entre os 20 pilotos

Dono da Force India, Vijay Mallia revelou que o Grupo de Estratégia da F1 considera modificar o sistema atual e distribuir pontos por todo o top-20. Dirigente ressaltou que também foi considerada a opção de pontuar os 15 primeiros

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Dono da Force India, Vijay Mallya revelou nesta sexta-feira (6) que a F1 cogita modificar o atual sistema de pontuação. De acordo com o comandante do time de Esteban Ocon e Sergio Pérez, o Mundial pode distribuir pontos por todo o top-20.
 
Nos primeiros dez anos de história da F1, apenas os primeiros cinco colocados pontuavam, algo que mudou entre 1960 e 2002, quando o top-6 passou a ser pontuado. Entre 2003 e 2009, os pontos eram distribuídos para os oito primeiros, com o sistema atual sendo implementado em 2010.
Vijay Mallya revelou que a F1 considera modificar o sistema de pontuação atual (Foto: Force India)
“Eles estão considerando se o sistema de pontos deveria ir até o 20º”, revelou Mallya. “Todo carro pontua se terminar a corrida. O último recebe um ponto e assim por diante”, seguiu.
 
“Ou se deveria passar de dez para 15. Tudo isso foi discutido”, contou.
 
Mallya destacou, no entanto, que existe certo apego em torno do top-10, algo que pode ser perdido com a mudança. 
 
“O ponto que foi levantado é que existe um certo entusiasmo em falar de terminar no top-10”, falou Mallya à publicação inglesa ‘Autosport’. “A maneira como isso será diluído se você começar a distribuir pontos por aí”, continuou.
 
“Quando nos saímos bem, todos os meus amigos mandam mensagem dizendo: ‘Parabéns, outro top-10’. O top-10 tem um certo senso de realização”, ressaltou. “O ponto que foi levantado é que, se todo piloto pontuar, do primeiro ao último, então todo carro vai correr por um ponto”, ponderou.
 
“Então, no fim das contas, ninguém vai parar de forçar os limites, só porque eles estão fora do top-10 e não tem uma recompensa no fim. Teve uma sugestão de ir até o 15º. Vai, obviamente, ter um debate maior. Isso foi baseado em uma pesquisa que foi feita”, sublinhou. 
 
Ainda de acordo com a Mallya, a F1 cogitou, também, dar pontos pela volta mais rápida ― algo que não acontece desde 1959 ― ou pela pole-position. 

#GALERIA(8463)
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.