Fórmula 1 amplia ideia original e estuda distribuir pontos para além do 12º lugar
A Fórmula 1 segue analisando uma possível mudança na zona de pontuação, mas as equipes não descartam premiar todos os pilotos durante as etapas no futuro
A Fórmula 1 estuda uma alteração no atual sistema de pontuação, aumentando de 10 para 12 pilotos contemplados por pontos em cada corrida. Depois de uma reunião, no entanto, algumas equipes querem ver ainda mais competidores sendo premiados nas etapas, e seus dirigentes apontaram essa ideia durante o fim de semana do GP de Miami.
Na última semana, a Comissão da F1 se reuniu para discutir mudanças na categoria e a discussão sobre a distribuição de pontos foi um dos assuntos, com dirigentes sugerindo que até o 20º colocado seja capaz de receber alguma bonificação em cada etapa. James Vowles, chefe da Williams, comentou às vésperas da etapa americana.
“Acho que a mudança de pontos é sensível, mas existem questão sobre até onde devemos ir? É até o 12º, 14º, 16º ou todos os carros? Foi uma boa conversa na Comissão da F1 sobre isso, com todos bem unidos por algo que seja bom para o esporte. No entanto, precisamos fazer isso direito”, destacou.
Mike Krack, chefe da Aston Martin, também analisou a situação e disse que a audiência da Fórmula 1 mudou nos últimos anos, então é correto considerar uma brusca alteração no sistema de pontuação atual.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Acho que o sistema precisa ser observado. Temos uma nova base de fãs também, não somos mais os puristas que fomos por muito tempo. Então, sim, é hora de prestarmos atenção nisso. Foi um consenso na Comissão da F1 sobre a alteração, mas não podemos nos apressar porque não queremos mudar logo depois. É importante que a gente pense bem nisso e discuta diferentes propostas na próxima vez”, afirmou Krack.
Outro dirigente a ser questionado sobre a possível mudança na pontuação da Fórmula 1 foi Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, que comentou sobre a possibilidade de todos os pilotos do grid serem contemplados com pontos nas etapas futuras.
“Assim que pontos entram na jogada, toda ultrapassagem fica mais importantes. Algumas vezes, pilotos abandonam os carros, se preservam, evitam desgaste de peças porque estão fora dos pontos. Isso [a mudança] vai ser eliminado”, disse Brown.
“Se um carro rápido se mistura com o pelotão de trás, toda manobra conta. Então, acho que há um argumento para o grid inteiro e, certamente, para não menos do que 12 [competidores]. Mas como o James [Vowles] mencionou, precisamos mudar uma só vez e foi isso que concordamos na Comissão. Acho que todas as equipes estão no mesmo barco, buscando a expansão de pontos porque é uma boa coisa a se fazer”, concluiu.
A Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.