Dupla da Ferrari coloca pneu como fator decisivo e alerta para desempenho da Alpine

Carlos Sainz e Charles Leclerc tiveram boa apresentação nas primeiras sessões de treino, em Portimão, mas apontaram dificuldades na pista por conta da baixa aderência

Lewis Hamilton liderou a sexta-feira de treinos em Portugal: veja os melhores momentos (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Após os de treinos livres desta quinta-feira (30), em preparação para o GP de Portugal, em Portimão, a dupla da Ferrari Charles Leclerc e Carlos Sainz falou em resultado positivo. Pelo menos, é o que diz o piloto de Madri, que terminou em quarto lugar na segunda sessão e pôde vivenciar o comportamento da Ferrari SF21 em condições de baixa aderência.

“Mantemos a curva de aprendizado. Provavelmente foi o pior nível de aderência da temporada até agora: no Bahrein e em Ímola havia altos níveis de aderência, mas hoje estava bastante escorregadio. É mais uma experiência, vimos como o a Ferrari se comporta em condições de baixa aderência “, disse Sainz, após o treino.

“Tem sido um dia positivo para mim, principalmente porque conseguimos rodar com calma, sem muitos problemas. É um circuito diferente, com pouca aderência e muito vento. Foi uma experiência nova, fui capaz de continuar a me adaptar e a conhecer o carro em diferentes condições”, acrescentou.

CHARLES LECLERC; CARLOS SAINZ; ÍMOLA; GP DA EMÍLIA-ROMANHA;
Charles Leclerc e Carlos Sainz figuram a quarta e sexta posições, respectivamente, no campeonato (Foto: Scuderia Ferrari)

Por outro lado, o espanhol destacou o comportamento estranho dos pneus num circuito que tem apresentado as piores condições – em termos de níveis de aderência – da temporada até aqui. Para ele, o segredo para uma boa corrida na pista portuguesa está nos pneus.

“Para mim, o mais importante é entender os pneus. Não é fácil, são dois pneus que se comportam de maneira muito diferente, com características muito diferentes, mas no final têm tempos semelhantes. Entender os pneus e o comportamento do carro com eles é no que temos que nos concentrar para amanhã”, concluiu Sainz.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Enquanto Sainz vê melhorias a serem feitas, o seu parceiro Leclerc compartilha do mesmo pensamento. O monegasco chegou a fechar a primeira sessão na quarta posição, a 0s236 do líder Valtteri Bottas, mas na segunda caiu para o sétimo lugar e aumentou seu tempo para 0s523 de Hamilton.

Vendo que seu companheiro de equipe teve um melhor desempenho, o piloto afirma que vai trabalhar em melhorias para a terceira sessão e classificação deste sábado. “A simulação de classificação foi positiva e em ritmo de corrida também correu tudo muito bem, embora o Carlos tenha se saído melhor do que eu. Tenho de trabalhar muito neste aspecto. Foi meu ponto fraco hoje. Tenho que ajustar isso, mas estamos confiantes de que amanhã vai ser melhor”, declarou.

Além disso, um ponto que o piloto enfatizou foi a boa apresentação da Alpine: Fernando Alonso e Esteban Ocon ficaram em quinto e sexto lugares. Isto, para Leclerc, mostra que a decisão por um lugar melhor na classificação vai ser decidido por um mínimo erro.

“É difícil apontar quem vão ser os nossos rivais, a Alpine também foi muito rápida. Vai depender de quem comete menos erros na classificação e na corrida”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP de Portugal de F1. Siga tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.