Dúvida e decisão de última hora: F1 revela bastidores de tática da Mercedes na Espanha

A Fórmula 1 revelou detalhes da comunicação interna da Mercedes no GP da Espanha. A equipe decidiu de última hora pela segundo pit de Lewis Hamilton, que seria crucial para vencer

Trailer dos personagens clássicos do F1 2021 (Vídeo: Codemasters)

O GP da Espanha reservou uma guerra tática entre Mercedes e Red Bull, através de Lewis Hamilton e Max Verstappen. O britânico levou a melhor com uma estratégia de duas paradas, que rendeu enorme vantagem de aderência nas voltas finais. Só que a tomada de decisão não foi tão simples assim: bastidores revelados pela Fórmula 1 mostram que a alta cúpula da escuderia alemã só decidiu de última hora que de fato chamaria Lewis aos boxes.

A comunicação interna da Mercedes mostra que uma decisão final sobre a segunda parada só foi tomada na volta 42. Foi exatamente neste giro em que Lewis foi convocado para vir aos boxes. Entretanto, havia ainda incerteza sobre quando exatamente aplicar a estratégia.

Leonardo da Silva, estrategista: “Não mudou muita coisa, James [Vowles, diretor de estratégia]. [Volta] 44 parece ser a melhor. Tenho a sensação de que duas paradas é a melhor estratégia.”

Toto Wolff, chefe de equipe: “Pessoal da estratégia, se a gente decidir fazer isso, precisa ser no último momento.”

James Vowles, diretor de estratégia: “Acho que precisamos fazer isso agora [volta 42]. Se quisermos fazer isso, precisamos fazer agora. É agora ou nunca. Vamos fazer desse jeito, Toto. Vamos fazer.”

Lewis Hamilton superou Max Verstappen na estratégia (Foto: Mercedes)

O pedido de Wolff foi cumprido. Para acabar com qualquer chance de reação da Red Bull, Hamilton só foi chamado aos boxes na saída da penúltima curva. Até mesmo a equipe de mecânicos foi instruída para não deixar a garagem cedo demais.

James Vowles, diretor de estratégia: “Bono, é box, box, box. Faremos o oposto do Verstappen. Você precisa chamar [o Hamilton] muito tarde. O pit-stop vai estar pronto.”

Peter Bonnington, engenheiro de corrida do Hamilton: “Ok.”

A estratégia funcionou. Hamilton voltou à pista em terceiro, mas andando mais de 1s por volta mais rápido que Verstappen. Na altura da volta 60 de 66, o heptacampeão fez a ultrapassou que confirmou a terceira vitória no ano. O objetivo do #44 agora é repetir a dose no GP de Mônaco desta semana.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar