Ecclestone faz proposta para comprar circuito alemão de Nürburgring, informa agência

À venda devido aos problemas financeiros de sua proprietária, a Nürburgring GmhB, o circuito tem Bernie Ecclestone como um dos possíveis compradores

Detentor dos direitos comerciais da F1, Bernie Ecclestone fez uma proposta para arrematar o circuito alemão de Nürburgring e garantir o futuro do GP da Alemanha. A informação é da agência de notícias ‘Reuters’.

O tradicional autódromo germânico está à venda devido à bancarrota de sua proprietária, a Nürburgring GmhB, uma empresa do governo do estado de Renânia-Palatinado. O motivo da falência foram as dívidas contraídas na construção do parque de diversões apelidado de ‘NüroDisney’. O Parlamento Europeu não autorizou o governo estadual a investir mais dinheiro no complexo para quitar esses débitos.

Circuito de Nürburgring foi colocado à venda no primeiro semestre de 2013 (Foto: GP3)

Um porta-voz do complexo se recusou a comentar a oferta de Ecclestone. “Não fazemos comentários sobre nenhum possível comprador. Mas todos que tiverem ofertas interessantes são muito bem-vindos. Estamos nos estágios finais do processo e queremos concluí-los no primeiro trimestre, para que o novo dono possa começar a temporada em abril”, disse.

Aos jornais alemães ‘Handeslblatt’ e ‘Wirtschaftwoche’, Ecclestone declarou: “Acreditamos que possamos fazer mais do que qualquer um pelo circuito. Uma decisão pode ser tomada já nas próximas semanas.”

Ecclestone já interveio na questão para garantir a realização do GP da Alemanha de 2013. Desde 2008, tem acontecido um revezamento entre as pistas de Nürburgring e de Hockenheim como sedes da prova, e o evento do ano passado só aconteceu porque a FOM (Formula One Management) e a pista assinaram um “contrato especial”, conforme o diretor-administrativo Karl-Josef Schmidt admitiu em entrevista ao GRANDE PRÊMIO na época do GP.

O processo de venda de Nürburgring tem gerado debate na Alemanha acerca dos investimentos públicos em autódromos. Protestos contra o leilão ocorreram nos últimos meses, mas os procedimentos burocráticos tiveram sequência apesar deles.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube