Ecclestone reconhece crise financeira na F1 e declara: “Talvez sejam necessários alguns sacrifícios”

Após a ausência da Caterham e Marussia no GP dos Estados Unidos, Bernie Ecclestone declarou saber o que existe de errado na F1 e que, para ser solucionado, serão necessários alguns sacrifícios

Bernie Ecclestone finalmente decidiu falar sobre a grave crise que estourou na F1. O chefão da categoria declarou neste sábado (1) que claramente existe um problema, e que para ser resolvido deverão ser feitos alguns sacrifícios.

O GP dos Estados Unidos está sendo marcado por duas ausências. Por problemas financeiros, as equipes Caterham e Marussia não colocarão seus carros no grid, reduzindo-o para apenas 18 pilotos e alvoroçando todo o cenário da F1.

Em uma declaração em Austin, Ecclestone afirmou que existe muito dinheiro sendo dividido desigualmente entre as equipes e que precisa ser resolvido o problema monetário, mas que os acordos feitos causaram a situação.

“O problema, talvez, é que muito dinheiro esteja sendo distribuindo errado, e provavelmente por culpa minha. Mas isso parecia uma boa ideia quando os acordos foram feitos. Trabalho para as pessoas que estão nos negócios para fazer dinheiro”, disse o dirigente.

Bernie Ecclestone (Foto: Getty Images)

“Precisamos abrir os olhos dessas pessoas para que elas enxerguem o que elas precisam fazer. Eu não quero estar em uma posição em que eu era muito poderoso, e então a F1 desaparece e colocam a culpa em mim”, completou.

Ecclestone disse acreditar que as equipes grandes devem contribuir com alguma alternativa, como, por exemplo, doar parte de seu dinheiro para ajudar as nanicas e médias equipes que estejam enfrentando uma crise maior.

“É um caso de que as pessoas que estão envolvidas no esporte devam olhar para ele e se prepararem para alguns sacrifícios. Eu rasgaria todos os contratos. Pegaria todo o dinheiro, pagaria todos os débitos das equipes e então ninguém precisaria sofrer”.

“Temos de encontrar a melhor maneira de arrumar isso. Francamente, eu sei o que está errado, mas não sei como resolver. Ninguém está preparado para fazer nada, pois eles não podem. O regulamento nos amarrou”, completou.

Bernie disse que esse é um problema que não vai desaparecer de uma hora para outra e que, se as equipes realmente querem se ver livres dele, é necessário tomar partido para arrumar as coisas.

“Não podemos apenas relaxar e esperar o problema ir embora. Não é como pegar uma gripe e tomar alguns remédios que ela desaparecerá. Acredito que a situação é que se tantas pessoas querem que ela se resolva, podemos resolver”, encerrou.

CAOS EM TARUMÃ

Pelo segundo ano seguido, o Brasileiro de Turismo não acabou do jeito que deveria: com disputas na pista. Chuva e acidentes interromperam a corrida da manhã deste domingo (2) em Tarumã. Fernando Fortes acertou em cheio um veículo de resgate, que ajudava na retirada de carros. Felizmente, ninguém se feriu. A prova acabou sendo interrompida, com vitória de Guilherme Salas.

Assista ao vídeo do acidente no GRANDE PRÊMIO.

DOMÍNIO INESPERADO

Nico Rosberg saiu dos treinos de ontem dizendo que tinha desempenho para tirar dos bolsos. Nunca foi tão sincero e verdadeiro. A classificação que fez neste sábado (1) em Austin foi espantosa, a ponto de chegar a colocar 1 segundo sobre Lewis Hamilton em uma das sessões. A diferença, no fim das contas, acabou sendo de 0s402, mas não deixa de ser espantoso e assombroso pelo que vinha sendo feito pelo inglês. De qualquer forma, a Mercedes ocupou sem sustos a primeira fila.

Valtteri Bottas foi quem se deu melhor entre os mortais e ganhouio a disputa interna contra Felipe Massa na Williams.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.