Em capa de revista, Williams revela primeiras imagens do FW36 com bico estreito e pintura azul
A Williams apresentou na manhã desta quarta-feira (23) as primeiras imagens do FW36, o carro para a temporada 2014 da F1. Obedecendo às novas regras, o bico do modelo é mais baixo e estreito
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A WILLIAMS se tornou a segunda equipe a revelar imagens do carro com o qual vai disputar a temporada 2014 da F1. Nesta quinta-feira (23), a esquadra de Grove usou a capa da revista inglesa ‘F1 Racing’ para apresentar o desenho do FW36, que, obedecendo às novas regras, tem o bico muito mais baixo e estreito. A pintura definitiva do modelo não foi mostrada, entretanto. O carro veio inteiro em azul, layout que a equipe deve usar nos primeiros testes da pré-temporada, em Jerez de la Frontera, já na próxima semana. A Williams é equipada com motor V6 turbo da Mercedes.
O time inglês também é o primeiro a mostrar como verdadeiramente vão ficar os bicos dos modelos 2014 da F1, de acordo com a nova regulamentação técnica. Nesta quarta-feira, a Force India também mostrou o VJM07, mas não foi possível identificar com mais precisão o desenho da parte dianteira.
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A nova regulamentação técnica para 2014 estipula um chassi mais alto com o bico em uma altura de 185mm, o que é significativamente menor do que o usado anteriormente. E a Williams optou pela solução chamada de 'tamanduá', em um visual mais agressivo, como vários engenheiros já haviam alertado que seria. Assim como a Force India, a equipe também demonstrou no desenho do FW36 grande preocupação em maximizar o fluxo de ar sob o carro.
Embora o novo motor V6 represente a chave para o desempenho neste ano, o diretor-técnico Pat Symonds acredita que escuderia britânica conseguiu dar um passo à frente com relação ao desempenho aerodinâmico. "A F1 ainda será uma fórmula aerodinâmica em 2014" disse o engenheiro.
"Há algumas mudanças significativas: o nariz é menor do que no ano passado e a asa dianteira é mais estreita, o que significa que as placas terminais estão agora envoltas pelo pneu dianteiro. A asa traseira não é tão funda como no ano passado e o feixe abaixo já não é mais permitido. Nós também perdemos a capacidade de usar o escape para melhorar o desempenho aerodinâmico", explicou.
"Estou realmente confiante de que agora estamos mais perto de um bom desempenho aerodinâmico do que estávamos no ano passado", completou.
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As novas regras também provocaram mudanças nos setores de refrigeração, de acordo com o diretor-técnico da Williams. "As demandas de água e refrigeração de óleo foram ligeiramente reduzidas, mas o sistema de recuperação de energia é significantemente poderoso e, portanto, precisa de mais refrigeração. Nós também temos de esfriar o ar de admissão do compressor do turbo", disse.
A Williams optou ainda por fabricar sua própria caixa de câmbio, que terá oito marchas, ao invés de comprá-la da Mercedes. "Nós terminamos a caixa de marchas relativamente cedo", revelou Symonds. "É um sistema completamente novo e ainda temos de lidar com muito mais torque do que foi o caso com o V8", acrescentou.
O FW36, que neste ano será conduzido por Felipe Massa e Valtteri Bottas, vai para a pista na próxima terça-feira, dia 28, na pista espanhola de Jerez, que recebe a primeira bateria de testes da pré-temporada.
O GRANDE PRÊMIO revelou ontem, através do parceiro Américo Teixeira Jr., do DIÁRIO MOTORSPORT, que a Williams vai resgatar a Martini de volta à F1.
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