Engenheira de Ocon lamenta baixa presença feminina nas equipes da F1: “Triste”
Laura Müller será a primeira engenheira de corrida na história da Fórmula 1 e ficou feliz com a oportunidade dada pela Haas, mas destacou que ainda encontre poucas mulheres nas garagens da categoria
Pela primeira vez na história, uma mulher será a responsável pelo trabalho de engenharia de corrida em uma equipe na Fórmula 1. A alemã Laura Müller vai desempenhar a função na Haas em 2025 e atuará ao lado de Esteban Ocon durante toda a temporada depois de já ter trabalhado com o piloto francês no fim do ano passado. A estreia oficial da engenheria será neste fim de semana, durante o GP da Austrália, primeira etapa da temporada.
Apesar de fazer história e ter um impacto positivo na entrada de mais mulheres no grid da Fórmula 1, Müller admite que está um pouco decepcionada com a pouca inclusão feminina na categoria. Em entrevista ao site GPBlog, no Dia Internacional da Mulher, a engenheira revelou uma tristeza com o assunto.
“Pessoalmente, só quero focar em fazer um bom trabalho e conseguir o melhor para a equipe e o carro”, afirmou a engenheira de Ocon.
“Para mim, ser a primeira engenheira de corrida na Fórmula 1 é um pouco triste, mas acho que o problema é apenas representatividade. Se meu rosto estiver na televisão e fizer jovens garotas acreditarem que podem também, ficarei muito feliz”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Laura tem bastante experiência no automobilismo. Antes de chegar à Haas na F1, trabalhou por dois anos no Mundial de Endurance (WEC), nas classes LMP2 e LMP3, além do DTM e da GT3. Ela fez mestrado Universidade Técnica de Munique, há dez anos, antes de começar a carreira no esporte a motor.
Questionada sobre as possibilidades da Haas ao longo da temporada 2025, mas também na abertura do campeonato, Müller evitou criar grandes expectativas sobre a equipe que ainda busca se estabelecer como um time sólido no grid da Fórmula 1. Além de Ocon, a equipe vai contar com Oliver Bearman no comando do outro carro.
“Acho que nunca tive expectativas e não vamos saber até a classificação ou até mesmo a corrida. Até agora, acho que não há nada dizendo que não podemos igualar a performance do ano passado ou até mesmo evoluir, então é bem positivo”, finalizou.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
+ GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid
+ GUIA 2025: FIA se enrola com asas flexíveis e cria caso em ano de poucas mudanças na F1
+ GUIA 2025: Fórmula 1 inicia com muito barulho e pouca ação em embate FIA × pilotos

