Ocon soube de saída antecipada da Alpine horas antes da largada do GP do Catar

De acordo com a revista inglesa Autosport, Esteban Ocon ficou sabendo que a Alpine o queria fora do GP de Abu Dhabi pouco antes da largada do GP do Catar do último fim de semana. Saída antecipada garantiu participação do francês no teste da próxima semana com a Haas

Estaban Ocon soube pouco antes da largada do GP do Catar que a Alpine o queria fora do carro no GP de Abu Dhabi deste fim de semana. A informação é da publicação inglesa Autosport.

A Alpine confirmou na segunda-feira (2) o fim antecipado da parceria com Ocon. Assim, o francês encerrou a trajetória com o time em Lusail, com Jack Doohan assumindo o carro em Yas Marina neste fim de semana.

Relacionadas

Na terça-feira, pelas redes sociais, Ocon se despediu dos funcionários da Alpine e afirmou que “não era assim que eu gostaria que as coisas terminassem”. Esteban mostrou, também, o capacete com que se despediria da equipe, reunindo imagens dos pódios que conquistou.

Segundo a Autosport, Ocon foi chamado ao escritório de Flavio Briatore pouco antes da largada em Lusail, onde foi informado que, se não aceitasse encerrar mais cedo o contrato com a equipe, não poderia testar com a Haas na terça-feira. Apesar de Ayao Komatsu já ter declarado que o piloto de 28 anos tinha sido liberado para a atividade, a oficialização da equipe norte-americana veio apenas nesta quarta-feira.

Esteban Ocon vai ser substituído por Jack Doohan já em Abu Dhabi (Foto: Reprodução/Jack Doohan)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

De acordo com a publicação, Ocon tinha de aceitar o acordo para que a ideia da Alpine pudesse seguir adiante. A própria marca francesa, aliás, não negou que o acordo entre a equipe e a Mercedes — que ainda tem ligações com Esteban — envolva o teste de Abu Dhabi.

“A relação contratual que Esteban, e que nós temos com a Alpine, em serviços de piloto expira neste ano. Esta é a base”, confirmou Toto Wolff. “Então, se você concorda que, em benefício do futuro, existe uma melhor solução que permita que Esteban fique pronto mais cedo e seja melhor para nós, e se isso depende de guiar em Abu Dhabi ou não, acho que isso é algo que discutimos”, seguiu.

Questionado se Ocon seria impedido de participar do teste de Abu Dhabi com a Haas com se não aceitasse deixar o carro em Abu Dhabi, Oliver Oakes, chefe da Alpine, respondeu: “Acho que Flav e Toto discutiram isso, não? Eu estava ocupado correndo. Não é minha decisão”.

A substituição de Ocon por Doohan acontece em um momento de muitos rumores sobre o futuro do australiano. Apesar de ter sido escolhido pela vaga, a vaga do filho de Mick já aparece em xeque, já que Briatore não esconde o interesse em Franco Colapinto.

O alto valor do argentino, porém, esfriou o interesse, mas isso não diminuiu a pressão em Doohan, que está sob uma lupa. De acordo com a Autosport, a estreia antecipada é também uma avaliação do ritmo do novato em comparação com Pierre Gasly. Ainda segundo a publicação, o francês fez um teste privado com um carro mais antigo em Lusail recentemente para estabelecer uma marca de referência para um teste do futuro parceiro, que, dizem as fontes, atingiu o objetivo.

A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.