Ex-chefe da RB defende Schumacher e critica escolha “infeliz” da Sauber por Bortoleto

Franz Tost citou a experiência que Mick Schumacher já possui na Fórmula 1 e usou Oliver Bearman e Franco Colapinto como exemplos para justificar sua reprovação pela escolha da Sauber/Audi por Gabriel Bortoleto

A decisão tomada pela Sauber/Audi em contratar Gabriel Bortoleto para a temporada 2025 parece não ter agradado a todos dentro do mundo da Fórmula 1. Franz Tost, que durante muitos anos assumiu o cargo de chefia na equipe irmã da Red Bull — atual RB (Visa Cash App RB) —, disse que a contratação do brasileiro foi “extremamente infeliz” e, por isso, afirmou que, se tivesse de tomar tal decisão, optaria por colocar Mick Schumacher ao lado de Nico Hülkenberg.

Embora tenha reconhecido o talento do atual líder da Fórmula 2, o austríaco deixou claro que a categoria principal está em um nível totalmente diferente. Para isso, citou os exemplos de Oliver Bearman e Franco Colapinto, que mais uma vez tiveram a oportunidade de assumir os carros da Haas e Williams, respectivamente, no GP de São Paulo, realizado no domingo (3). Tost não gostou do que viu.

Oliver Bearman frequentemente saía da pista e parecia sobrecarregado. E Franco Colapinto sofreu dois acidentes sérios, o que custou milhões à Williams. De um ponto de vista político, [escolher Bortoleto] também seria uma decisão extremamente infeliz”, disse em entrevista ao portal F1 Insider. Vale lembrar, no entanto, que nomes experientes, como Carlos Sainz, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, também tiveram dificuldades para lidar com as condições adversas no autódromo de Interlagos.

Ainda que tenha vencido a Fórmula 3 no ano de estreia e esteja no topo da tabela da F2 neste momento, Gabriel parece não ter convencido o ex-dirigente de que é, sim, uma opção melhor do que Schumacher. “Mick ainda é jovem e foi campeão nas duas categorias de base mais cruciais, algo que Bortoleto ainda não conquistou”, continuou.

Franz Tost explicou os motivos pelos quais escolheria Mick Schumacher (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortoleto acerta com Sauber/Audi e garante entrada no grid da F1 em 2025

“Além disso, ele é muito rápido, melhorou constantemente durante os dois anos em que passou na Haas e, agora, no papel de piloto de testes [na Mercedes], adquiriu muita experiência e quilometragem com os carros atuais de F1“, justificou Tost.

Na verdade, de acordo com Franz, nem mesmo Hülkenberg, um dos pilotos mais experientes do atual grid, merecia ter sido contratado pela Sauber. “Na minha opinião, ele não pertence mais à F1. Seria melhor se eles dessem uma chance a um jovem alemão como Mick Schumacher”, encerrou.

Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.