Ex-presidente da Williams afirma que F1 vai ter oito equipes em 2015, várias delas com três carros

Adam Parr postou em sua conta no Twitter que oito times vão disputar a temporada 2015 da F1, três a menos que em 2014. Para compensar a redução do grid, escuderias poderão alinhar três carros

A cobertura completa do GP da Itália no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Monza
O passo a passo da 13ª etapa do Mundial de F1
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A F1 pode mudar radicalmente em 2015, caso se confirme o que publicou no Twitter no início da tarde deste domingo (7) o inglês Adam Parr, ex-presidente da Williams: apenas oito equipes disputarão a categoria no próximo ano, sendo que várias delas colocarão três carros na pista.

“Este é o último ano da F1 como conhecemos. Em 2015, oito equipes vão disputar o campeonato, com vários times inscrevendo três carros”, escreveu Parr na rede social.

22 carros largaram no GP da Itália deste domingo (Foto: Getty Images)

Há décadas que as equipes de F1 podem alinhar apenas dois carros por evento, o que gera isonomia na disputa do Mundial de Construtores.

Contudo, se três escuderias deixarem de integrar o campeonato, os grids ficariam reduzidos a somente 16 carros.

Nos últimos anos, a ideia de se permitir três carros por equipe foi defendida com afinco por alguns dirigentes, sendo Luca di Montezemolo o grande marqueteiro da proposta. Equipes médias, contudo, sempre se mostraram contrárias à ideia por avaliar que perderão muito espaço para as principais forças da categoria, os times que possuem os maiores orçamentos.

Sabe-se que Caterham, Lotus e Sauber vivem situações financeiras bastante desfavoráveis. A Marussia é outra que sempre está com a corda no pescoço, mas a premiação pelos pontos conquistados por Jules Bianchi no GP de Mônaco pode ajudar a garantir o futuro do time.

Para 2016, está programada a estreia da Haas F1, equipe norte-americana comandada por Gene Haas, que também comanda uma esquadra na Nascar.

A F1 ficaria mais interessante com oito equipes de três carros? 

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));



GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Itália, 13ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães e o fotógrafo Xavi Bonilla. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.