F1 2024 abre pré-temporada com muito a mostrar e em modo ‘todos contra Red Bull’

O que esperar de cada uma das dez equipes do grid nos dias de testes coletivos da F1 2024 no Bahrein? O GRANDE PRÊMIO prepara uma apresentação especial delas, numa briga que começa sendo de quem vai chegar mais perto da Red Bull

A espera acabou e a F1 2024 já está aí, batendo na porta. Nesta quarta-feira (21), na manhã do Bahrein, equipes e pilotos voltam às pistas, naquelas que vão ser as primeiras demonstrações de quem é quem na temporada que está por vir. Em geral, acima de tudo, é um ‘todos contra a Red Bull‘.

É que os austríacos chegam de um dos domínios mais acachapantes de todos os tempos, com 21 vitórias em 22 etapas, 860 pontos contra 409 da vice-campeã. Naturalmente, as soluções da Red Bull vão se espalhando pelo grid de 2024 e isso é um dos pontos mais interessantes a serem observados nos testes.

Sem mais delongas, o GRANDE PRÊMIO explica o que cada uma das dez equipes do grid da F1 2024 deve enfrentar nos próximos três dias da pré-temporada do Bahrein.

RED BULL

A Red Bull é favoritíssima a ganhar o campeonato de novo, tem tudo para controlar as rivais outra vez, mas, ao mesmo tempo, tem em torno dela dois grandes mistérios. Dentro das pistas, saber se o RB20 vai realmente ser tão inovador quanto parece, ter aquela lateral na linha ‘meiopod’, se vai mesmo radicalizar em relação a um RB19 que era tão brilhante.

Max Verstappen alcançou terceiro título da F1 em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Fora das pistas, porém, a coisa é mais delicada. Christian Horner, chefe da equipe desde sempre, passa por uma investigação interna sem data para acabar. Ainda que as motivações não tenham sido confirmadas pela equipe, é coisa grande. Grande a ponto de F1 e FIA se manifestarem, mostrando que estão de olho nos desdobramentos do caso. É um time que ferve bem mais fora da pista do que dentro.

MERCEDES

O curioso caso da equipe que sagrou-se vice-campeã do mundo em 2023 e que, praticamente o ano todo, simplesmente não foi a segunda força. É por isso que a Mercedes chega ao Bahrein com tantos holofotes: revolucionou no W15 e vem com um conceito todo novo. É um teste crucial para ver quanto isso já está funcionando. Se é que está.

Tem ainda, no meio de tudo, Lewis Hamilton. Para quem achava que o heptacampeão iria se aposentar pela Mercedes, um duro golpe de realidade no anúncio do inglês na Ferrari, em 2025. Vai ser bom também observar os primeiros passos de Lewis e da equipe no último ano do casamento de maior sucesso da história da F1.

FERRARI

Apesar de ter ficado no quase na briga pelo vice com a Mercedes, a Ferrari dava sensação em 2023 de estar mais pronta para encarar a Red Bull do que as Flechas de Prata. E isso foi comprovado com o lançamento da SF-24, que tem suas novidades, claro, mas não é uma revolução de conceito.

Não vai ser nenhuma surpresa se a Ferrari liderar em algum momento dos testes coletivos, o carro dá bons sinais desde o túnel de vento e o otimismo em Maranello é contagiante. Olho na relação dos dois pilotos, já que Carlos Sainz vive aviso prévio antes da chegada de Hamilton.

Carlos Sainz está de saída da Ferrari e vai ser peça fundamental no mercado da F1 (Foto: Ferrari)

McLAREN

A outra equipe que deu mais sinais positivos de poder brigar com a Red Bull em 2023 além da Ferrari foi a McLaren. E é outra que, com o MCL38, tem tudo para liderar sessão de pré-temporada, andar forte o tempo todo. Os primeiros movimentos do carro tendem a ser animadores, é mais uma equipe que não precisou fazer revolução, que tinha um conceito forte a partir das atualizações do ano passado e tem um bom teto de performance ali.

ASTON MARTIN

Uma das equipes que mais despertam curiosidade para o Bahrein. A verdade é que a Aston Martin é uma incógnita que, ao mesmo tempo em que dificilmente vai começar o ano como segunda força como em 2023, também provavelmente não vai ter um desenvolvimento tão lento do carro. Isso porque os verdinhos optaram por um AMR24 muito mais autoral do que o antecessor, que era basicamente uma réplica do carro de 2022 da Red Bull. A ver se vale o risco, mas parece claro que o time quer um bólido mais na mão. Mais dele.

ALPINE

Bom observar também o que a Alpine vai fazer, é uma equipe que mudou completamente de conceito no carro, uma pegada mais agressiva, mais tudo ou nada. Pelo histórico dos franceses, é bem mais possível que dê ‘nada’, mas vai que?

WILLIAMS

Lembram que naquela primeira semana de lançamentos a gente viu pouquíssimo dos carros de verdade? Então, a Williams entra nessa prateleira. Vai ser legal de observar o conceito escolhido, o quanto de Red Bull vai ter lá — dizem que sim, né? É hora da Williams ter um carro mais equilibrado que os últimos.

Albon é a grande aposta da Williams na F1 2024 (Foto: Williams)

RB

A expectativa aqui é das mais altas possíveis. Tudo bem que absolutamente todo ano a gente fala isso, mas parece que finalmente a Visa Cash App RB, Racing Bulls ou como quer que ela chame, resolveu ir atrás de verdade da filosofia Red Bull. E aí, meu amigo, se pegar na veia, pode fazer um estrago legal no meio do pelotão. Ou pelo menos deixar a Williams para trás, vai.

SAUBER

O que vai ser da Sauber nos dois anos até a chegada da Audi? Vamos começar a descobrir agora, na pré-temporada do Bahrein. Não há muita esperança, mas quem sabe? É bom ir aos poucos, mas não deve começar o ano tão atrás de todo mundo.

HAAS

Candidatíssima à lanterna do Mundial no começo do ano nas palavras do próprio chefe do time, os americanos assombram, no pior dos sentidos, para a pré-temporada. Faz tempo que a gente não vê times tomando 3s, 4s com frequência, mas parece que a Haas quer quebrar a escrita. Ficar abaixo de 1s5 dos ponteiros já vai ser uma notícia boa.

Os testes de pré-temporada da F1 acontecem entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO, com a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.