“Legado continua vivo” e “ídolo de todos”: esporte reage aos 30 anos sem Ayrton Senna

O automobilismo perdeu um de seus maiores ícones há 30 anos, no GP de San Marino de 1994. O mundo do esporte mantém vivo o legado de Ayrton Senna e presta homenagens ao ídolo

O dia 1º de maio marca o aniversário de um dos acontecimentos mais tristes e comoventes da história do esporte. Foi em um dia como esse, há 30 anos, que o mundo perdeu Ayrton Senna após um acidente fatal no GP de San Marino de 1994. Um dos fins de semana mais macabros da F1, que ainda contou com a forte batida de Rubens Barrichello na sexta-feira e a morte de Roland Ratzenberger no sábado.

Senna morreu jovem, aos 34 anos, quando ainda defendia a Williams. Além de inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo, o brasileiro se consolidou como um dos melhores pilotos da história depois de vencer 41 corridas, fazer 65 pole-positions e conquistar três títulos na principal categoria do esporte a motor.

Ayrton se tornou uma figura de renome e respeito internacional e seu legado segue vivo mesmo três décadas após o obscuro GP de San Marino de 1994. Por isso, é natural que Senna seja homenageado por seus admiradores até os dias atuais. E o GRANDE PRÊMIO traz todos os tributos conforme forem sendo feitos.

Confira as reações aos 30 anos sem Ayrton Senna:

Ayrton Senna estreou na F1 pela Toleman em 1984 (Foto: Reprodução)

Alain Prost

“Seria bom podermos dar algumas risadas juntos novamente.”

Tony Kanaan

Corinthians

Fórmula 1

“30 anos do trágico falecimento de Ayrton Senna. Um piloto apaixonado que deu tudo de coração. Ele pode não estar mais aqui, mas sua lenda continua viva.”

McLaren

“30 anos que o grande Ayrton Senna faleceu. Um ícone que vai estar sempre em nossos corações.”

São Paulo

Williams

“Relembrando o grande Ayrton Senna. Sempre em nossos corações.”

Mercedes

“Senna sempre. 30 anos depois de um momento que o automobilismo jamais vai se esquecer, homenageamos uma lenda do nosso esporte.”

Alpine

“Hoje, 30 anos depois, lembramos de Ayrton Senna. Um legado que continua em nossa equipe até os dias atuais.”

Mundial de Endurance

“Hoje a morte de Ayrton Senna completa 30 anos, um dos pilotos mais emblemáticos da história do automobilismo. Há pouco mais de uma semana, em Ímola, pilotos e fãs homenagearam esta comovente data no próprio circuito onde ocorreu este trágico acontecimento. Gostaríamos também de prestar homenagem a Roland Ratzenberger, falecido no dia anterior, em 1994.”

Flamengo

Zak Brown

“30 anos desde que perdemos Ayrton Senna de maneira trágica. Nunca mais haverá alguém como ele. Ele foi uma das coisas que me fizeram despertar o amor pela Fórmula 1. Hoje me junto à McLaren e à toda comunidade do automobilismo para lembrar um dos maiores pilotos da história. (Pessoalmente, acho o melhor).”

Sebastian Vettel

“Ayrton Senna não foi apenas um piloto que eu valorizava muito por ser um dos melhores que já vimos, mas também um homem de grande compaixão. Faz 30 anos desde o acidente, e eu gostaria de prestar tributo a Ayrton. Estarei em Ímola para o GP [da Emília-Romanha] para guiar o carro dele, o McLaren MP4/8. Espero vê-los no domingo, 19 de maio.”

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.