F1 acredita que “entusiasmo do público jovem” dá base para aumentar corridas sprint em 2022

Stefano Domenicali acredita que formato de corridas sprint é particularmente popular entre o público jovem que acompanha F1, mas que prefere corridas mais curtas

Paddock GP #261 faz prévia de retorno da Fórmula 1 aos Estados Unidos

Uma nova mudança foi introduzida na Fórmula 1 nesta temporada com a chegada das corridas sprint. A ideia em torno da disputa é oferecer ao público uma nova maneira de classificar os carros para a corrida principal, realizando uma prova de menor duração, no sábado. Em 2021, o calendário compreende três provas sprint durante o ano: na Inglaterra, Itália e no GP de São Paulo, com um aumento previsto para 2022, ainda não confirmado em quais países. De acordo com o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, oferecer menos tempo de preparação para as equipes pode trazer menos previsibilidade para o fim de semana, logo, mais emoção ao público.

“Por uma perspectiva esportiva, percebemos que quanto menos tempo os times têm nos treinos livres, mais imprevisível fica a ação na pista, na classificação e na corrida”, disse o executivo ao site oficial da F1. “Tem algumas coisas que precisamos ajustar, e estamos trabalhando nisso”, afirmou.

Para o ex-chefe de equipe da Ferrari, o público mais jovem da F1 está entusiasmado com o novo formato, motivo suficiente para que a categoria decida aumentar o número de sprints previstos para o ano que vem. Domenicali ainda acredita que outras pessoas espalhadas pelo mundo passem a criar interesse pelas corridas curtas.

“É muito fácil ser negativo e não mudar”, continuou o dirigente. “Mas insistimos em ir nessa direção porque vemos o entusiasmo da nova geração e o maior interesse daqueles ao redor do mundo”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; GP DA INGLATERRA; SPRINT RACE; VENCEDOR; SPRINT; SILVERSTONE;
Max Verstappen com a coroa de louros depois de vencer a primeira corrida sprint da F1, no GP da Inglaterra (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O assunto sobre o interesse da nova geração no formato de sprint não é recente e pode ser um dos fatores para que a categoria insista nas disputas.

Anteriormente, o diretor técnico da Fórmula 1, Ross Brawn, já havia sugerido a mesma opinião. “As coisas mudam e os jovens não necessariamente querem ver duas horas de corrida em uma tarde de domingo. Podemos descobrir que o novo formato é mais atrativo para eles”, afirmou na época.

Com duas corridas sprint disputadas na temporada 2021, resta apenas uma na programação para o ano, marcada para o GP do Brasil, em Interlagos, em 13 de novembro.

Nas duas primeiras disputas, dois vencedores diferentes: Max Verstappen levou a melhor na prova sprint do GP da Inglaterra, enquanto Valtteri Bottas foi o responsável por chegar em primeiro na corrida de classificação do GP da Itália.

Sergio Pérez e Lewis Hamilton travaram grande duelo no GP da Turquia (Vídeo: F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.