F1 apresenta carro-conceito para 2022 com novo visual e aerodinâmica reformulada

O novo visual dos carros da Fórmula 1, que já tinha vazado, foi apresentado de forma oficial em Silverstone. O conceito traz aerodinâmica transformada, tentando facilitar brigas por posição

Paddockast #112: As principais mudanças nos carros de F1 e o que esperar da próxima geração?

O futuro da Fórmula 1 não começou ainda, mas está cada vez mais próximo. O novo visual dos carros da categoria para 2022 foi revelado nesta quinta-feira (15) em um evento em Silverstone. O destaque é um só: um visual agressivo, fruto de uma reformulação completa de conceitos aerodinâmicos.

O carro-conceito tem um visual futurista, com detalhes fundamentais. As asas, tanto dianteiras quanto traseiras, serão simplificadas. Os bargeboards, estrutura na lateral dos carros, serão completamente eliminados. Os sidepods, entradas laterais de ar, também terão de ser redesenhados. Na dianteira, o bico se torna ainda mais baixo, com perfil que não era visto desde o começo dos anos 1990.

O carro-conceito é o mesmo que já tinha vazado em junho. A diferença é que o modelo apresentado pela F1 tem os pneus de 18″, novidade da F1 para 2022.

Pilotos se alinham para lançamento do novo carro (Foto: Reprodução/Getty Images)
CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO NA F1: É CORRIDA OU TREINO? FLAVIO GOMES EXPLICA

Por se tratar apenas de um carro-conceito, ainda é difícil saber como será o visual final dos bólidos de 2022. As equipes trabalham para seguir as novas regras, mas sempre em busca de furos no regulamento. Através disso, é possível que a pré-temporada de fevereiro seja realizada com outras novidades inesperadas.

O novo carro tem a missão de facilitar disputas por posição. O regulamento técnico atual, que pouco mudou desde 2017, leva a carros que geram muita turbulência. Quem vem atrás perde rendimento e, por tabela, enfrenta dificuldade extra para fazer ultrapassagem. É assim que o DRS se tornou tão importante na F1 atual, já que compensa o pouco downforce com mais velocidade nas retas.

“Em 2022 vamos começar um novo caminho com estas grandes mudanças no regulamento. Este regulamento foi desenhado para que os pilotos sejam capazes de andar mais próximos uns dos outros na pista”, disse Jean Todt, presidente da FIA.

O impacto do novo regulamento, com aerodinâmica simplificada, é grande. Cálculos da F1 projetam que um carro de 2022 no ar sujo terá 86% do downforce que teria no ar limpo. Com os carros atuais, esse número é de apenas 55%. Sim: um carro atual perde quase metade da capacidade de fazer curvas quando está muito perto de outro. O que segue igual é a dimensão dos bólidos, ainda com grande distância entre eixos e dianteira alongada.

CARRO-CONCEITO; FÓRMULA 1; F1; FÓRMULA 1 2022; NOVA ERA F1;
A Fórmula 1 revelou as primeiras imagens do carro-conceito da nova era que vai vigorar a partir de 2022 (Foto: Fórmula 1)

“Parece que foi há muito tempo que a FIA revelou oficialmente os regulamentos para o futuro do esporte, mas depois do atraso de um ano em razão da pandemia faltam somente 170 dias para o início de 2022, quando veremos a próxima geração de carros da F1 entrar na pista”, disse Ross Brawn, diretor-esportivo da F1. “Há uma grande empolgação diante desta nova era e, embora 2021 tenha sido de uma grande batalha, ainda temos carros para seguir uns aos outros durante as corridas. Os regulamentos para 2022 vão abordar este problema e vão criar uma oportunidade para disputas mais próximas e mais corridas roda a roda. O efeito combinado dos novos regulamentos aerodinâmicos e as regras financeiras, na forma de limite orçamentário, vai criar condições para um campeonato mais equilibrado e para que as diferenças no grid sejam reduzidas”, destacou.

“2022 vai marcar uma nova era para o Mundial de Fórmula 1 com a introdução de uma das maiores mudanças nas regras na história do esporte. A FIA liderou um grande esforço de colaboração com a Fórmula 1 e as equipes para identificar as áreas que consideramos que terão o maior impacto na capacidade dos carros de correrem próximos uns dos outros na pista e em conformidade com as novas regras financeiras, que já estão em vigor. Este novo regulamento técnico deve ter um grande impacto positivo no espetáculo, mas também na sustentabilidade do nosso esporte”, completou Nikolas Tombazis, diretor-técnico de monopostos da FIA.

O carro novo é apenas uma das novidades do fim de semana. A maior delas é o novo formato de GP, com uma corrida de classificação no sábado, definindo o grid de largada do domingo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

NORRIS FURTADO, HAMILTON EMPOLGADO, F1 PREPARADA PARA SPRINT RACE (VÍDEO: GRANDE PRÊMIO)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.