F1 elogia “fenômeno” Verstappen, mas admite que domínio causa “desafio” com audiência
Embora a Fórmula 1 enfrente alguns problemas com audiência em 2023, Greg Maffei, CEO do Liberty Media, afirmou que o interesse no esporte ainda é alto, principalmente considerando a demanda das redes sociais
Max Verstappen está entrando para a história da F1 ao quebrar recordes e acumular vitórias a cada fim de semana de corrida. Em uma temporada que tem tudo para ser a mais dominante do esporte, Greg Maffei, CEO do Liberty Media, elogiou o “fenômeno” neerlandês, mas admitiu que a previsibilidade das corridas têm sido um desafio para a audiência.
Virtual tricampeão, Verstappen venceu 12 das 14 corridas realizadas até agora e sustenta uma vantagem de 145 pontos para Sergio Pérez, segundo colocado. A facilidade com que o #1 tem prevalecido na principal categoria do esporte a motor tem causado desinteresse em parte do público.
Maffei, no entanto, afirmou que ainda existem motivos para acompanhar a F1 2023 e citou como exemplo a briga do pelotão intermediário. Atrás da Red Bull equipes como Mercedes, Aston Martin, Ferrari e McLaren se alternam como segunda força e brigam pelo segundo lugar no Mundial de Construtores.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“O pelotão intermediário é bastante interessante e podemos mostrar estatisticamente que há mais ultrapassagens do que jamais ocorreram. O desafio obviamente é que Max Verstappen está tendo um ano inacreditável, ou um ano recorde. Stefano Domenicali está, com razão, quando diz: ‘Venha assistir a este evento histórico, você nunca viu um sucesso como este, não vai querer perdê-lo.’ Veremos se isso funciona”, disse o executivo.
“Mas ele é um fenômeno. Ele está dirigindo o que parece ser o carro mais rápido e está dirigindo muito bem. Se você olhar para as linhas que ele está seguindo, quão agressivas essas linhas são, mas quão bem ele é capaz de fazê-las. É realmente impressionante. E você pode ver estatisticamente por que ele é mais rápido do que qualquer outra pessoa”, afirmou Maffei.
Verstappen é tão dominante na F1 2023 que, sozinho, está sendo capaz de conquistar o Mundial de Construtores para a Red Bull. O neerlandês tem 364 pontos contra 273 tentos da Mercedes.
Embora os números em relação à transmissão na TV possam causar alguns desafios, Greg confirmou que o interesse geral no esporte ainda é alto, visto que a demanda na internet e nas redes sociais ainda é grande.
“Acho que você precisa analisar o interesse geral no esporte. A audiência é um pouco difícil. Se você considerar a totalidade do interesse medido pelo crescimento, não apenas na TV linear, mas no quanto crescemos no Instagram, nas visualizações do YouTube, nas visualizações do TikTok, a quantidade de interesse no esporte apenas catapultou mais, muito mais que o dobro”, finalizou.
A Fórmula 1 retorna em duas semanas, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.