Max Verstappen se tornou o primeiro piloto a alcançar 10 vitórias seguidas na Fórmula 1. Confira um breve relato sobre cada uma dessas corridas e alguns dados que ajudam a delinear a excelência e o domínio do — ainda — bicampeão mundial
Não é segredo para ninguém que a temporada 2023 da Fórmula 1 tem nome e sobrenome: Max Verstappen. Completamente avassalador, o neerlandês venceu simplesmente 12 das 14 corridas disputadas este ano e se aproxima a passos largos do próprio recorde de 15 triunfos em um mesmo campeonato. A marca de invencibilidade, porém, já foi batida na Itália, e o neerlandês se tornou o primeiro a varrer 10 provas da categoria em sequência.
Assustadoramente regular, o líder do campeonato dá a impressão de que é possível vencer todas até o fim do ano. Assim, no 10+ de hoje, o GRANDE PREMIUM traz alguns detalhes sobre as vitórias que formam a sequência invicta do bicampeão mundial, além de uma leve comparação com o companheiro Sergio Pérez. Confira!
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1. GP de Miami
Grid: 9º
Margem da vitória: 5s384
Voltas lideradas: 36 de 57
Pérez largou em 1º e chegou em 2º
Pódio: Verstappen, Pérez e Alonso
A primeira corrida da lista é justamente aquela que parece ter ‘quebrado’ o único piloto com um conjunto capaz de rivalizar com o neerlandês na F1 2023. 5ª etapa do campeonato, o GP de Miami trazia um cenário bem diferente: Pérez, que largaria na pole, tinha a oportunidade de tomar a ponta do campeonato de Verstappen, que sairia apenas em 9º.
No entanto, com uma atuação soberba, Max cuidou dos pneus como ninguém e foi aniquilando os oponentes um a um, até assumir a liderança na volta 20. Pérez até voltou à ponta quando Verstappen parou, mas o neerlandês saiu dos boxes para tomar definitivamente o 1º lugar no giro 48 e não largar mais.
Desde então, ‘Checo’ viveu uma fase terrível na temporada, chegou a ficar fora do Q3 por cinco corridas consecutivas e não fala mais em brigar pelo campeonato.
2. GP de Mônaco
Grid: 1º
Margem da vitória: 27s921
Voltas lideradas: 78 de 78
Pérez largou em 20º e chegou em 16º
Pódio: Verstappen, Alonso e Ocon
O GP de Mônaco até trouxe uma chuva que poderia ter incomodado Verstappen, mas tudo seguiu normal em Monte Carlo. Do início ao fim, o neerlandês permaneceu na ponta e não foi ameaçado, nem quando a Red Bull cometeu um erro ao demorar para colocar pneus intermediários. Depois de uma volta histórica na classificação, uma vitória típica do Principado.
3. GP da Espanha
Grid: 1º
Margem da vitória: 24s090
Voltas lideradas: 66 de 66
Pérez largou em 11º e chegou em 4º
Pódio: Verstappen, Hamilton e Russell
Na Espanha, mais uma vez, Verstappen nem quis saber de brincar e liderou do início ao fim. Carlos Sainz chegou a ameaçar de leve o neerlandês na curva 1, mas nada que pudesse mudar a história da corrida: mais uma vitória do bicampeão mundial. Além do triunfo, Max ainda anotou um Grand Chelem — vitória com liderança em todas as voltas, pole e volta mais rápida —, seu terceiro em toda a carreira.
4. GP do Canadá
Grid: 1º
Margem da vitória: 9s570
Voltas lideradas: 70 de 70
Pérez largou em 12º e chegou em 6º
Pódio: Verstappen, Alonso e Hamilton
Mais uma vez, Verstappen foi repetitivo no Canadá e venceu sem dar margem à concorrência. A corrida em Montreal, entretanto, ganhou ainda mais importância após as duas marcas estabelecidas no Circuito Gilles Villeneuve: além de empatar com Ayrton Senna em 41 triunfos na categoria, Max deu à Red Bull sua 100ª vitória. Dia histórico.
5. GP da Áustria
Grid: 1º
Margem da vitória: 5s155
Voltas lideradas: 61 de 71
Pérez largou em 15º e chegou em 3º
Pódio: Verstappen, Leclerc e Pérez
Para quem vê a distância de 5s entre o vencedor Verstappen e o segundo colocado Leclerc, pode parecer que o GP da Áustria trouxe mais desafios ao bicampeão mundial do que o restante do ano. Não foi o que aconteceu. Em mais uma corrida avassaladora, apenas Charles Leclerc ocupou a ponta — por meras 10 voltas —, e Max teve tempo de parar a três giros do fim, calçar pneus macios e registrar a volta mais rápida. A margem até diminuiu para o ferrarista, mas o domínio do #1 ficou ainda mais evidente.
6. GP da Inglaterra
Grid: 1º
Margem da vitória: 3s798
Voltas lideradas: 48 de 52
Pérez largou em 15º e chegou em 6º
Pódio: Verstappen, Norris e Hamilton
O GP da Inglaterra, enfim, deu um susto no líder do campeonato — mas nem tanto assim. Pole, Verstappen acabou superado por Lando Norris na largada, o que aumentou consideravelmente o trabalho do neerlandês em Silverstone. No entanto, a resistência do inglês durou parcas 5 voltas, e Max tomou a liderança para vencer mais uma vez. Imparável.
7. GP da Hungria
Grid: 2º
Margem da vitória: 33s731
Voltas lideradas: 70 de 70
Pérez largou em 9º e chegou em 3º
Pódio: Verstappen, Norris e Pérez
A pole de Hamilton no sábado indicava que a Fórmula 1 poderia ter um domingo diferente na Hungria, mas não foi o que aconteceu. Após largada desastrosa, o britânico se viu ultrapassado não apenas por Max, mas também pelas duas McLaren, enquanto o neerlandês sumiu na frente da concorrência para vencer mais uma vez.
Além da maior vantagem da temporada até aqui, 33s731, Verstappen levou a Red Bull a alcançar um novo recorde de vitórias consecutivas na Fórmula 1, com 12 em sequência, batendo a McLaren de 1988. Hoje, já são 15.
8. GP da Bélgica
Grid: 6º
Margem da vitória: 22s305
Voltas lideradas: 30 de 44
Pérez largou e chegou em 2º
Pódio: Verstappen, Pérez e Leclerc
Na pista favorita de Verstappen, o resultado não poderia ser muito diferente de mais uma vitória. Depois de dar um show na edição do ano passado, o neerlandês novamente se viu em situação desfavorável no grid de largada. Mesmo com a pole garantida, Max levou 5 posições de punição por trocar a caixa de câmbio, o que o jogou para o 6º lugar.
Com Leclerc largando à frente e Pérez logo atrás, a diferença nas voltas de classificação dava o tom do que viria pela frente na corrida. Max cravou 1min46s168, 0s820 mais rápido que o monegasco e 0s877 à frente do próprio companheiro de equipe.
Com a bandeira verde em curso, a programação seguiu o esperado e Verstappen foi ultrapassando um por um. Tomou o 1º lugar na volta 13, perdeu a posição para Pérez ao ir aos boxes, mas recuperou tranquilamente a ponta no giro 17 para vencer mais uma na Fórmula 1.
9. GP dos Países Baixos
Grid: 1º
Margem da vitória: 3s744
Voltas lideradas: 61 de 72
Pérez largou em 7º e chegou em 4º
Pódio: Verstappen, Alonso e Gasly
Em casa, Verstappen levou a torcida à loucura ao alcançar o recorde de 9 vitórias seguidas de Sebastian Vettel, estabelecido em 2013. Em uma corrida caótica, com um clima completamente imprevisível, o neerlandês se viu no meio do pelotão após a Red Bull demorar para colocar pneus intermediários, o que lhe custou a primeira posição.
Com calma e ciente de suas habilidades, Max se recuperou gradualmente e voltou a assumir a liderança na 13ª volta com um undercut em Pérez. A partir daí, o líder do campeonato tocou o carro em direção à vitória e causou mais uma onda laranja de celebrações em Zandvoort.
10. GP da Itália
Grid: 2º
Margem da vitória: 6s064
Voltas lideradas: 33 de 51
Pérez largou em 5º e chegou em 2º
Pódio: Verstappen, Pérez e Sainz
Na mais recente apresentação do bicampeão mundial, mais um show. Desta vez, Verstappen realmente precisou trabalhar para tomar a primeira posição, já que Sainz — empurrado pela massa ferrarista em Monza — entendeu a importância da etapa para a equipe e teve uma das melhores apresentações da carreira.
Fazendo jogo duro sempre que possível, o espanhol segurou o neerlandês até a volta 15, mas não teve jeito: cometeu um pequeno erro na curva 1, o que foi suficiente para Verstappen atacar e tomar a posição logo na variante seguinte. Daí em diante, mais um monólogo do futuro tricampeão mundial da Fórmula 1.
*As estatísticas utilizadas nesta reportagem foram fornecidas pelo site especializado Forix
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