F1 prevê calendário com 23 GPs em curto prazo, mas projeta expansão e “fazer dinheiro”

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, pretende manter calendário com 23 corridas em curto prazo, mas projeta aumentar número no futuro para potencializar receitas

Verstappen domina e vence na casa da Red Bull: os melhores momentos do GP da Estíria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Com o objetivo claro de completar 23 corridas em 2021, o recorde de provas em um ano na Fórmula 1, Stefano Domenicali, CEO e presidente da categoria, confia que o número de provas previsto para o ano é o ideal para a categoria, ao menos para os próximos anos. Com planos de expandir o cronograma para chegar em até 25 corridas por temporada, isso em médio prazo, o executivo enxerga com bons olhos um calendário maior para a Fórmula 1. Tudo para fomentar o aumento do lucro depois de um ano marcado por cancelamentos e um cronograma mais enxuto em razão da pandemia.

Em entrevista ao site holandês RacingNews365, Domenicali esmiuçou os planos para o futuro da Fórmula 1 e não descartou aumentar o número de datas, caso as equipes concordem. “Tecnicamente falando, [um bom calendário seria de] 24 ou 25 corridas, segundo o Pacto de Concórdia, porque você precisa da aprovação geral. Mas creio nisso, neste momento, que precisamos considerar os diversos pedidos de vários lugares”, analisou.

“Creio que estabelecer a expansão em torno de 23 corridas em médio prazo seja um bom número, até porque podemos ter posições concretas, a quantia certa de dinheiro, os lugares certos para irmos. Diria isso, realmente falando no curto prazo, que essa é a meta que gostaríamos de atingir”, seguiu o chefão da Fórmula 1.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Câmara pede nova instalação de ‘CPI da F1’ para investigar contratos do GP de São Paulo

Zandvoort foi destacada como praça-exemplo por Stefano Domenicali (Foto: Reprodução)

Com o calendário sendo duramente afetado pela pandemia de Covid-19 no último ano, a Fórmula 1 teve de se reinventar para correr em 2020 em praças que há muito não recebiam a categoria, ou que jamais foram antes palco de uma etapa do Mundial, como Mugello e Portimão. Cenário este que, esportivamente e financeiramente, agradou Domenicali, que vê com excelentes olhos intercalar corridas em diferentes autódromos do mesmo país, caso de Ímola, na Itália.

Questionado sobre um eventual rodízio de circuitos, Domenicali também não descartou. “É uma possibilidade em alguns lugares. Posso ver como uma possibilidade nos envolver com países e lugares que nos queiram, mas que não consigam estar no calendário todo ano. Absolutamente, a resposta é simples. Você tem de pensar globalmente. Se você pensar como uma unidade, não terá uma rotação interessante, você deve pensar na possibilidade de nacionalizar eventos de formas diferentes”.

Entretanto, há praças igualmente tradicionais que não fazem parte do calendário atual da Fórmula 1. O maior exemplo disso é o GP da Alemanha. “Temos percebido que estamos deixando alguns países de lado, sentimos que eles deveriam estar no calendário. Mas se eles não querem investir nisso conosco, é justo. Temos uma série de requisitos para poder preencher o calendário”, avisou o italiano, que destacou o modelo de Zandvoort, que dispõe de capital totalmente privado para voltar a abrigar o GP da Holanda a partir desta temporada.

Zandvoort está para acontecer. Eles têm um modelo de negócio incrível, com um organizador privado, sem receber investimentos governamentais, podem fazer negócios de forma lucrativa”, citou.

Por fim, Domenicali ressaltou que, passado o pior da pandemia e com a Europa, berço da Fórmula 1, rumando para a normalidade, é chegada a hora de recuperar os prejuízos e ganhar dinheiro. “Agora é hora para todos, depois da Covid-19, de garantir o máximo do nosso negócio na direção certa, é hora de ser criativo, hora de ver o que os outros estão fazendo. Creio que é o momento para mostrarmos que é possível estarmos nesse negócio fazendo dinheiro”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.