Alonso aponta dificuldades de acerto nos carros atuais da F1: “Geração muito complexa”

Fernando Alonso apontou as dificuldades de entender e dar feedback nos novos carros da Fórmula 1. Espanhol apontou nova geração como "muito complexa"

A Fórmula 1 vai para o terceiro ano depois da radical mudança de regulamento, aplicada em 2022. Recordista de largadas no Mundial e piloto que passou pelas mais diferentes gerações de carros, o bicampeão mundial Fernando Alonso falou sobre as dificuldades de entendimento e acerto dos bólidos atuais. O espanhol somou oito pódios em 2023.

Em entrevista ao site da revista inglesa Autosport, Alonso comentou sobre como os bólidos atuais são difíceis de acertar, e nem sempre encontrar o equilíbrio significa ter desempenho. Desde 2022, a aerodinâmica da Fórmula 1 foi completamente modificada, com o assoalho tomando a prioridade da carga aerodinâmica em vez da parte de cima do carro.

“Os carros são mais difíceis de acertar, mais difíceis de entender. Até mais difíceis de dar o feedback ao time. Às vezes, você pilota o carro e sente que está tudo bem. Para, vê a classificação e está em 14º. E às vezes, é o contrário: você pilota um carro difícil, o equilíbrio está desajustado, você para e está no top-3. Existe um jeito sensível de acertar os carros”, comentou Fernando.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fernando Alonso lidera o projeto da Aston Martin na F1 (Foto: AFP)

Alonso também crê que não apenas a aerodinâmica, mas que as mudanças aplicadas para intensificar o efeito solo nos carros, como a altura da suspensão. O espanhol apontou que as alterações geraram uma grande dificuldade de realizar um bom feedback sobre o funcionamento do carro.

“Não acho que é apenas a aerodinâmica, mas acho que o fato da suspensão ser mais dura e baixa. Você perde um pouco do que o carro te dá em termos de feedback. qual é o equilíbrio real do carro, qual é a interação do pneu contra a interação aerodinâmica, contra a suspensão e a aderência mecânica? Todos estes parâmetros são confusos nas suas mãos. É uma geração muito complexa de carros”, concluiu.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro de 2024, com os testes coletivos da pré-temporada, no Bahrein. A abertura do campeonato será na mesma praça, no dia 2 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.