Alonso destaca “bom trabalho” da Aston Martin em testes: “Dois dias positivos”

Fernando Alonso elogiou bom trabalho feito pela Aston Martin nos dois primeiros dias dos testes de pré-temporada, mas preferiu não fazer comparações com as rivais

Fernando Alonso foi o primeiro a ir à pista com a Aston Martin no segundo dia dos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, realizado nesta quinta-feira (22), no Bahrein. O espanhol foi responsável por dar algumas voltas com o AMR24 na sessão da manhã, enquanto Lance Stroll assumiu o cockpit no período da tarde. De acordo com o bicampeão, o time comandado por Mike Krack conseguiu cumprir tudo que planejou.

Por causa de uma bandeira vermelha, a sessão matutina foi encurtada em mais de 1h, e Alonso só conseguiu completar 31 voltas. A melhor marca do espanhol ficou em 1min33s053, o que lhe colocou na 12ª posição, 3s1 atrás do melhor tempo do dia, de Carlos Sainz, da Ferrari.

Após o fim dos testes, Alonso foi questionado sobre a sensação de estar de volta das férias. “O início de uma nova temporada sempre traz muitas emoções, mesmo 23 anos depois da minha estreia”, disse ele. “É sempre bom voltar ao cockpit e pilotar esses carros depois de uma pausa”, continuou.

“Os testes de pré-temporada são importantes, porque neles descobrimos como o carro se comporta e começamos a aprender as melhores maneiras de otimizá-lo”, explicou o piloto de 42 anos.

Fernando Alonso comemorou “dias positivos” com a Aston Martin no Bahrein (Foto: F1)

Alonso se mostrou feliz por ter conseguido completar o programa estipulado pela Aston Martin para quinta-feira, mas evitou fazer comparações com as rivais. “É difícil saber exatamente onde estamos em comparação com os nossos concorrentes, porque todos temos programas diferentes. Mas concluímos o que pretendíamos fazer nestes primeiros dois dias, e isso é positivo”, avaliou Fernando.

Em 2023, a Aston Martin começou o ano claramente como a segunda força do grid, ficando atrás somente da Red Bull. Aproveitando o bom desempenho do AMR23, Alonso subiu ao pódio em seis das oito primeiras corridas, mas nunca no degrau mais alto. Após as evoluções apresentadas por Ferrari, Mercedes e McLaren, a escuderia de Lawrence Stroll foi perdendo terreno e terminou o Mundial de Construtores na quinta posição.

No entanto, o espanhol garantiu que a equipe desenvolveu os pontos fracos vistos no antigo modelo. “Na segunda metade da temporada passada, entendemos muito sobre as áreas que queríamos trabalhar e aplicamos o que aprendemos”, garantiu. “Tudo parece bom, mas tenho certeza de que todos também deram um passo à frente. A questão é saber quem deu o maior passo em relação ao ano passado”, analisou.

“Continuaremos trabalhando no carro e entendendo-o no tempo que nos resta [na pré-temporada], e também nas primeiras corridas. Tudo parece estar indo bem e fizemos um bom trabalho até agora”, finalizou.

Alonso ainda retorna às pistas para o último dia de pré-temporada, amanhã, durante o período da tarde. Stroll assume o AMR24 pela manhã.

O terceiro dia de testes será nesta sexta-feira, às 4h (de Brasília), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO, com a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.