Stroll admite Alonso “mais rápido” e foca em estar “fisicamente mais forte” na F1 2024

Lance Stroll admitiu superioridade de Fernando Alonso em 2023 e revelou o que pretende fazer para evoluir em termos de desempenho para a temporada de 2024

O desempenho da Aston Martin no início da temporada passada da Fórmula 1 surpreendeu a todos. A equipe de Silverstone era claramente a segunda força do grid, atrás somente da Red Bull, permitindo que o experiente Fernando Alonso se tornasse uma figura regular no pódio. Lance Stroll, por outro lado, não foi tão bem assim. O canadense reconheceu a superioridade de seu colega de time, mas afirmou que “muitos infortúnios” e problemas físicos lhe prejudicaram.

A escuderia comandada por Mike Krack terminou o Mundial de Construtores na quinta posição, com 280 pontos somados. Deste total, 206 foram conquistados por Alonso e os outros 74 pelo filho de Lawrence Stroll. Além disso, o carro esmeraldino cruzou a linha de chegada entre os três primeiros em oito oportunidades, todas com o espanhol ao volante.

Stroll, no entanto, não teve dificuldades em admitir que o bicampeão foi o melhor piloto da equipe em 2023. “No ano passado, com certeza, ele foi mais rápido”, disse o canadense. “Tenho algumas ideias sobre onde trabalhar e algumas coisas que quero melhorar para ter mais velocidade”, continuou.

Apesar de reconhecer que precisa evoluir, o dono do carro #18 também destacou a falta de sorte que teve ao longo da temporada. “Não gosto de usar a palavra ‘sorte’, mas acho que tivemos muitos infortúnios no ano passado. Acho que isso tornou as coisas mais desafiadoras”, revelou.

Stroll reconheceu superioridade de Alonso e espera fazer melhor em 2024 (Foto: Aston Martin)

“Quando lutávamos por boas posições, houve muitas corridas em que tivemos problemas técnicos. Tivemos coisas que simplesmente não aconteceram do nosso jeito”, explicou Stroll.

Outro ponto importante a ser trabalhado é o condicionamento físico. No ano passado, o canadense sofreu um acidente praticando ciclismo, fraturou o pulso direito e ficou de fora dos testes de pré-temporada. A situação serviu de lição para o piloto, que afirmou tomar muito mais cuidados durante sua preparação para 2024.

Agora, o jovem de 25 anos espera “voltar um pouco mais forte fisicamente”. “Algumas das corridas em que me senti mal fisicamente poderiam ter sido melhores”, garantiu.

O AMR24, carro que será usado pela Aston Martin em 2024 (Foto: Aston Martin)

“Todo ano é um novo ano, então vou aprender, vou evoluir, vou pensar no que posso fazer melhor, como posso ser melhor. Mas também é preciso encarar o ano e ver o que acontece”, prosseguiu Lance.

No último dia 12 de fevereiro, a Aston Martin apresentou o AMR24, carro com o qual pretende figurar na parte de cima do grid na próxima temporada. Logo após o lançamento, Stroll e Alonso já foram à pista de Silverstone para extrair as primeiras impressões do novo bólido.

Falando sobre o futuro, o piloto de Montreal preferiu moderar as expectativas. “Cada ano é um ano muito diferente na F1. Depende muito de onde o carro está, depende muito de muitos fatores”, advertiu Stroll, antes de finalizar: “Mas eu gostaria de nos ver definitivamente lutando por grandes resultados este ano, marcando muitos pontos, lutando por pódios e uma primeira vitória em verde seria bom”, finalizou.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.