Alonso diz que Aston Martin “está alinhada” para evitar 2026 “doloroso” na F1

Fernando Alonso deixou claro que a Aston Martin espera conquistar bons resultados na temporada 2025, mas alertou que os planos para o novo regulamento não podem ser afetados por escolhas erradas

De acordo com Fernando Alonso, com base nos resultados das primeiras corridas, a Aston Martin já sabe muito bem qual deve ser o foco principal para a temporada 2025 da Fórmula 1. Embora admita o desejo de brigar mais alto no campeonato que está prestes a começar, o espanhol não quer que a equipe faça esforços desnecessários, o que pode acabar custando caro no projeto de 2026.

O time liderado por Lawrence Stroll não tem medido esforços para criar uma base forte na busca pelo sucesso. Além da fábrica de última geração inaugurada em 2023, em Silverstone, e do próprio túnel de vento, os esmeraldinos também investiram pesado na reformulação do corpo técnico, atraindo principalmente Adrian Newey, que saiu da Red Bull depois de 20 anos. No início do ano, Andy Cowell, contratado para ocupar o lugar de Martin Whitmarsh como CEO, foi escolhido para substituir Mike Krack na posição de chefe de equipe. E, claro, o acordo com a Honda para o fornecimento de motores.

Ainda que o objetivo seja começar a jornada no novo regulamento da categoria com o pé direito, isso não quer dizer que a Aston Martin decidiu abrir mão completamente de 2025 — a não ser que a meta de brigar pelo título do Mundial de Construtores não seja alcançada. Quanto a isso, Alonso deixou claro que a escuderia inglesa já está bem alinhada sobre o que fazer.

“Acho que todos estamos alinhados. Queremos fazer o melhor possível em 2025, mas sabendo que 2026 marcará um grande reinício em termos de regras e desempenho. Se estivermos lutando pelo Mundial em 2025, é uma história diferente, não podemos abrir mão de muito porque não sabemos, não há garantias de que lutaremos em 2026”, disse em entrevista ao Motorsport Week.

Fernando Alonso sabe o que a Aston Martin deve fazer em 2025 (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

“Então, precisamos aproveitar o que puder. Mas se não estivermos lutando pelo Mundial em 2025, acho que não muda muito estar em uma posição para cima ou para baixo. Se isso custar algo para 2026, será doloroso”, destacou. Porém, mostrou confiança nos nomes fortes da Aston Martin para tomar uma decisão que seja a melhor para todos.

“Mas acho que temos a gestão certa. Temos a visão do Lawrence, temos o Andy, temos o Adrian. Então, acho que temos as melhores pessoas para tomar qualquer decisão, e vamos concordar com ela e ficar felizes”, concluiu Alonso.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.