Alonso diz que precisa de Stroll “para extrair 100% do potencial” da Aston Martin

Fernando Alonso afirmou que Lance Stroll tem mais "sensibilidade" para ajudar na configuração do AMR24 e que, por isso, precisa do companheiro de equipe para chegar aos 100% do potencial da Aston Martin

Após renovar contrato e elogiar o projeto da Aston Martin para os próximos anos na Fórmula 1, Fernando Alonso agora saiu em defesa de seu companheiro de equipe. De acordo com o espanhol, ele jamais conseguiria “chegar aos 100% de seu potencial” sem Lance Stroll, já que o canadense é muito mais “sensível” para sentir os problemas do AMR24 e ajudar na configuração para um fim de semana de corrida.

Desde que chegou ao time de Silverstone, no início do ano passado, o bicampeão conquistou oito pódios e terminou em quarto no Mundial de Pilotos de 2023. O bom desempenho de Alonso jogou ainda mais luz na enorme diferença de performance que existe entre o #14 e Stroll, que, por sua vez, tem de lidar com as constantes críticas por causa da falta de resultados convincentes. No entanto, Fernando fez questão de deixar claro que a ajuda de Lance vai muito além dos resultados conquistados por ele nas pistas.

“Tanto Lance quanto eu estamos tentando ajudar a equipe o máximo que podemos”, disse o asturiano ao portal DAZN durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (18), em Xangai. “Temos dois estilos de pilotagem diferentes. Em algumas condições, temos sensações diferentes no carro”, continuou.

“Lance é mais sensível do que eu e acho isso muito importante para a equipe. Acho que a análise que Lance pode fornecer é vital para que possamos melhorar o carro. Sou um pouco mais insensível a essas coisas e isso não é tão bom”, explicou Alonso, reiterando que o estilo diferente de ambos é benéfico para a Aston Martin.

Fernando Alonso destacou ajuda de Lance Stroll no desenvolvimento do carro da Aston Martin (Foto: Aston Martin)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Acho que ambos estamos tentando ajudar a equipe o máximo que podemos. A direção em que desenvolvemos o carro ou como terminamos os ajustes no fim de semana é sempre a mesma, chegamos ao mesmo ponto, embora de maneiras diferentes. São dois estilos diferentes que são bons para a Aston [Martin]”, afirmou o piloto de 42 anos.

Falando sobre sua sensibilidade não tão aguçada, Alonso deixou claro que a habilidade de Stroll é essencial para que ele possa extrair o máximo do bólido esmeraldino durante as provas.

“Às vezes evito problemas que possam surgir no carro, e posso guiar qualquer carro a qualquer momento a 90%. Mas para chegar a esses 100%, esse potencial, às vezes não consigo sem a ajuda do meu companheiro e aqueles detalhes sobre o equilíbrio. Acho que um ajuda o outro e isso é bom neste momento”, finalizou Alonso.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.