Alonso explica falta de ritmo da Aston Martin na Áustria: “Circuito não se adequa ao carro”

Fernando Alonso sequer passou perto de uma briga pelo pódio no último fim de semana, e atribuiu a falta de rendimento às características da pista, e às atualizações que as demais equipes fizeram em seus carros

A Aston Martin estava com boas expectativas para o GP da Áustria deste ano, mas o AMR23 simplesmente não casou com o Red Bull Ring, e Fernando Alonso e Lance Stroll foram apenas quinto e nono colocados, respectivamente. Para o bicampeão, uma série de fatores culminaram para o resultado abaixo do esperado, principalmente o layout da pista que que não favoreceu as características do bólido.

Alonso, na verdade, cruzou a linha de chegada do GP da Áustria na sexta posição, mas as punições para Carlos Sainz, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da Mercedes— aplicada após o fim da corrida — fizeram o espanhol herdar a quinta colocação.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alonso espera voltar a ser competitivo em Silverstone (Foto: AFP)

Embora tenha conquistado seis pódios em nove corridas, a Aston Martin sequer chegou a ser a terceira força no Red Bull Ring, e foi constantemente superada pelas duplas da Ferrari, Red Bull, além da McLaren de Lando Norris. Alonso justificou a falta de rendimento.

“Acho que aconteceu de tudo um pouco. Talvez o circuito não se adequasse ao nosso carro. No ano passado, a Aston Martin também lutou muito na Áustria. Portanto, também existem algumas semelhanças com o ano passado”, relembrou Fernando.

“A Haas aqui foi muito rápida, acho que foram sexto e sétimo no grid no ano passado. Eles foram rápidos este ano também. Então, um pouco do circuito e um pouco das atualizações que todos trouxeram. Mas sim, não devemos nos preocupar muito. Temos outra oportunidade na próxima semana”.

Entre os dias 7 e 9 de julho a Fórmula 1 estará em Silverstone para realizar a décima etapa do campeonato. Para o GP da Inglaterra, Alonso acredita que as coisas devem voltar ao ‘normal’, e a Aston Martin tende a se estabelecer como uma das três potências.

“Acho que devemos ficar bem em Silverstone. É uma pista incrível para pilotar com curvas rápidas. Nós corremos em casa também com a fábrica a poucos metros de distância, então vamos dar tudo”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.