Mercedes desiste de Newey após recentes baixas e foca em recomeço com par ex-Ferrari

De acordo com a versão italiana do Motorsport, Adrian Newey não deseja um cargo técnico que o obrigue a estar ligado à fábrica constantemente, o que não é do interesse do chefe da Mercedes, Toto Wolff

A Mercedes desistiu de tentar a sorte com Adrian Newey solto no mercado e resolveu voltar esforços para o que promete ser um “novo ciclo” em Brackley. Após sofrer três importantes baixas em seu corpo técnico, a aposta de Toto Wolff é a chegada de dois integrantes vindos da Ferrari que estarão sob o comando do atual diretor-técnico, James Allison.

A informação é da versão italiana do site Motorsport desta quinta-feira (23). Em março, a Mercedes garantiu a contratação de Simone Resta, que havia retornado a Maranello após período na Haas como diretor-técnico, porém realocado ao setor de GT. Em Brackley, o ex-Ferrari será diretor de desenvolvimento estratégico.

Outra figura importante que os alemães trouxeram para o time foi Enrico Sampò, que assumirá a chefia de aplicações de softwares de desempenho no time de Brackley. Ambos assumirão os trabalhos em 2025, ainda sem data específica para o início.

Os golpes trocados entre Ferrari e Mercedes começaram desde a confirmação da ida de Lewis Hamilton para o time do Cavallino Rampante ao final desta temporada. Mas a decisão do heptacampeão, na verdade, teve como influência a ida de outro nome de peso da esquadra alemã para Maranello, o então diretor de desempenho, Loïc Serra.

O projetista Adrian Newey vai deixar a Red Bull no início de 2025 (Foto: Red Bull Content Pool)

Só que as perdas não pararam por aí. Além de Serra, agora chefe de engenharia de desempenho de chassi da Ferrari, Jérôme D’Ambrosio surpreendeu ao também aparecer no anúncio como novo chefe adjunto do time italiano e assumir a academia de pilotos. Na última sexta-feira (17), foi a vez de Gioacchino Vino, chefe do setor de aerodinâmica da Mercedes, também deixar a equipe, porém ainda sem destino confirmado.

Com três baixas consideráveis, a revista alemã Auto Motor und Sport noticiou semana passada que Wolff havia, enfim, dado início a uma “abordagem cautelosa” para tentar contratar Newey, o renomado projetista que vai deixar a Red Bull no primeiro trimestre de 2025, após quase 20 anos. A publicação, contudo, informou que a Mercedes chegou atrasada, pois o designer britânico já se encontra em negociações avançadas com a Ferrari.

A questão, entretanto, é que o desejo de Newey é ser mais um consultor em sua próxima empreitada, não tendo de assumir qualquer responsabilidade técnica que o obrigue a ir à fábrica regulamente, conforme explica a mídia italiana. A Mercedes, então, precisou voltar toda a atenção para o que restou, e o principal objetivo de Toto foi manter Allison no comando do grupo técnico.

Foi James quem retornou à função de diretor-técnico no lugar de Mike Elliott — apontado como o principal responsável pelo caminho errático que a equipe tomou desde a mudança de regulamento e a volta do efeito-solo. Só que Allison não conseguiu reverter a situação conforme o esperado e chegou a estar disposto a pedir demissão, informou o Motorsport Itália. O pedido foi rejeitado pela cúpula alemã.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 24 a 26 de maio com o tradicional GP de Mônaco, oitava etapa da temporada 2024, nas ruas de Monte Carlo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.