Mercedes busca reforço na Ferrari e contrata Resta como diretor de desenvolvimento

Além da chegada de Simone Resta como diretor de desenvolvimento estratégico, a Mercedes confirmou a contratação de Enrico Sampo como chefe de aplicações de software

A Mercedes foi buscar reforços na Ferrari com o intuito de reestruturar a equipe e voltar a ser competitiva na Fórmula 1. Por isso, o time alemão, que ainda não conseguiu entender o regulamento que explora o efeito-solo, contratou Simone Resta para o cargo de diretor de desenvolvimento estratégico, e Enrico Sampo para se tornar chefe de aplicações de software de desempenho. Os trabalhos vão começar em 2025, mas a data específica não foi confirmada

Com a reformulação interna, a Mercedes também substitui o diretor de desempenho Loïc Serra, que deve começar a atuar na Ferrari a partir de 2025. O novo escolhido para a função foi  David Nelson.

Resta já trabalhou com James Allison, diretor-técnico da Mercedes, quando o britânico esteve na Ferrari entre 2013 e 2016. Simone, inclusive, tem uma carreira extensa no automobilismo e foi nomeado designer-chefe da Ferrari em 2014 e esteve na função quando a equipe desenvolveu os carros de 2017 e 2018, que permitiram Sebastian Vettel lutar pelo título por boa parte do campeonato.

Em meados de 2018, no entanto, Resta passou por diversas transferências e atuou por equipes como a Sauber, voltou para a Ferrari em 2019, e se mudou para a Haas em 2021. O engenheiro italiano seguiu com a equipe americana até janeiro deste ano, mas foi realocado para o setor de GT da Ferrari e não tinha perspectivas de voltar a atuar na Fórmula 1.

Mercedes ainda sofre com desempenho na F1 (Foto: Mercedes)

Como sempre acontece quando figuras técnicas importantes mudam de equipe, tanto Resta quanto Sampo terão de cumprir o período de carência e ficar fora das atividades por alguns meses antes de iniciar os trabalhos na Mercedes.

Os dois novos membros terão muito trabalho na nova equipe. Depois de terminar em segundo no Mundial de Construtores no ano passado, a Mercedes preparou um conceito completamente novo para 2024, mas ainda não conseguiu extrair seu real desempenho e, por enquanto, ocupa apenas a quarta posição entre as equipes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.