Alonso celebra “grande resultado” após 5º lugar em Jedá: “Máximo que poderíamos fazer”

Fernando Alonso destacou batalha com George Russell no GP da Arábia Saudita e disse que terminar à frente de carros de McLaren, Ferrari e Mercedes é um grande resultado para a Aston Martin

Quinto colocado no GP da Arábia Saudita, Fernando Alonso precisou segurar George Russell por praticamente toda a corrida deste sábado (9) para garantir dez pontos para a Aston Martin no campeonato. O espanhol garantiu ter saído com um sentimento bastante positivo de Jedá e disse que a equipe maximizou o próprio potencial ao terminar à frente de concorrentes como McLaren, Ferrari e Mercedes.

“Estou muito feliz por terminar em quinto hoje”, admitiu Alonso. “Acho que terminar à frente de uma McLaren [Lando Norris], uma Ferrari [Ollie Bearman] e duas Mercedes é um grande resultado para a equipe. Era, provavelmente, o máximo que poderíamos alcançar neste momento”, analisou.

Assim como Russell, que lamentou ter ficado atrás do bicampeão mundial pela maior parte da prova, Alonso destacou a constante aproximação do inglês, que não conseguiu a ultrapassagem até o fim. Além disso, Fernando disse que a Aston Martin não sabia o que esperar após ter de parar para trocar os pneus no safety-car causado pela batida de Lance Stroll.

“Foi uma corrida intensa do início ao fim, e fiquei com George [Russell] atrás de mim, muito próximo, na maioria da prova”, pontuou. “Entramos um pouco no desconhecido com 40 voltas de pneus duros, mas conseguimos gerenciar bem e pudemos fazer a estratégia de uma parada funcionar”, destacou.

Alonso disse que o quinto lugar era o máximo que a Aston Martin poderia fazer (Foto: AFP)

Por fim, o espanhol garantiu que a equipe seguirá trabalhando para evoluir o AMR24 ao longo do campeonato, o mais longo da história da Fórmula 1, com 24 corridas.

“Vamos continuar buscando mais performance”, prometeu. “E vamos focar no longo prazo, pois temos uma temporada muito longa pela frente”, finalizou Alonso.

Com o resultado, Alonso igualou Norris no Mundial de Pilotos da Fórmula 1, no sétimo lugar com 12 pontos. Agora, o piloto tem três tentos a menos que Carlos Sainz, que não disputou o GP da Arábia Saudita devido a uma apendicite e foi substituído por Bearman. A Aston Martin é a quinta nos Construtores, com 13 pontos — metade da Mercedes, a quarta.

A Fórmula 1 volta entre os dias 22 e 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.