Alonso vê luta com Pérez como “bom exemplo” de benefício do DRS: “Em 2005, era adeus”

Fernando Alonso destacou que a luta com Sergio Pérez na reta final do GP de São Paulo não seria possível sem a introdução do DRS na Fórmula 1, feito na temporada de 2011

Com uma última volta de tirar o fôlego no último domingo (5), a torcida presente ao Autódromo de Interlagos acompanhou uma batalha incrível pelo pódio entre Fernando Alonso e Sergio Pérez até a linha de chegada, indo ao delírio ao ver os dois pilotos cruzarem a linha de chegada separados por apenas 0s053 no GP de São Paulo.

Ultrapassado por Pérez no finalzinho da corrida, o bicampeão deu o troco na última volta, ao retomar o terceiro lugar na curva 4, mas precisou encarar a tentativa de troco do mexicano na reta da linha de chegada. Em um encerramento emocionante, Alonso creditou o show à asa móvel, que o permitiu se manter no raio de ação do rival a ponto de sustentar a briga.

“Se você perdesse a posição em 2005, era adeus, porque não conseguiria recuperar. Aqui, tive mais uma chance”, disse Alonso em Interlagos. “[O DRS] foi introduzido para permitir um show um pouco melhor. Hoje, tivemos um bom exemplo disso. Porque você é ultrapassado com duas voltas para o fim e ainda pode ter outra chance, especialmente aqui no Brasil”, avaliou.

“Vimos isso também no sábado. Quando há uma ultrapassagem na curva 1, há uma forte possibilidade de que, na curva 4, a pessoa recupere a posição”, pontuou.

Alonso e Pérez completaram a corrida colados em SP (Foto: reprodução/F1 TV)

Introduzido na Fórmula 1 em 2011, a intenção do DRS [Drag Reduction System ou Sistema de Redução de Arrasto, em português] era justamente aumentar as disputas por posição, já que o carro de trás tem o arrasto aerodinâmico reduzido e recebe um aumento exponencial de velocidade ao ativar a abertura de asa.

Exultante após voltar ao pódio pela primeira vez desde o GP da Holanda, no fim de agosto, Alonso elogiou bastante a pista brasileira. Segundo ele, a imprevisibilidade do clima costuma gerar grandes disputas, mas, mesmo em um fim de semana que não apresentou chuva nas corridas, a Fórmula 1 conseguiu “brilhar”.

“É por isso que sempre vemos boas batalhas nas corridas de Interlagos. Foi um fim de semana espetacular, como sempre acontece no Brasil. Às vezes, é o clima que permite um grande show, e acho que neste fim de semana, mesmo sem chuva, vimos corridas incríveis”, analisou.

A batalha final entre Alonso e Pérez foi emocionante (Vídeo: Band)

“Há algo nessa pista que sempre providencia uma oportunidade para a Fórmula 1 brilhar. Foi ótimo”, finalizou Alonso.

Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.