Alonso prega “foco no presente”, mas diz que Newey na Aston Martin seria “privilégio”
Apesar do nome de Adrian Newey ser cada vez mais ventilado na Aston Martin, Fernando Alonso quer equipe focada em resolver os "muitos" problemas na temporada 2024 da Fórmula 1
A Aston Martin é apontada como um dos possíveis destinos de Adrian Newey dentro da Fórmula 1. Sem confirmar o que fará a partir do próximo ano, quando terá encerrada a parceria de 19 anos com a Red Bull, o britânico teria recebido uma oferta generosa de Lawrence Stroll para assumir a parte técnica do time de Silverstone. Em entrevista no paddock de Zandvoort, palco do GP dos Países Baixos, Fernando Alonso disse que seria um privilégio ter Newey no time, mas pregou cautela ante a distração que o assunto pode gerar.
A Aston Martin tem feito uma temporada bem abaixo das expectativas, ainda mais para quem começou 2023 brigando por pódios — teve até quem sonhou com a possibilidade de Alonso voltar ao caminho das vitórias, visto que o time de Silverstone largou como a segunda força do grid.
Ao longo do ano passado, a Aston Martin foi perdendo desempenho e terminou o ano na quinta posição entre os Construtores, mesma colocação que ocupa na atual temporada, mas muito distante das quatro primeiras equipes — Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes. Mike Krack, chefe da equipe, admitiu que houveram falhas nas atualizações ao longo da F1 2024 e que seguiram a “direção errada”. Por essas e outras, o nome de Newey tem sido cada vez mais ventilado pelos lados de Silverstone.
“É o mesmo de quando em Mônaco, acordei um dia e às 12h tinha uma coletiva de imprensa para anunciar que eu ia a Ferrari. Mas temos muitos problemas para resolver e adicionar desempenho ao carro, não podemos nos distrair todo final de semana imaginando quem vai chegar”, disse o espanhol.
No entanto, Alonso reconhece que seria um privilégio ter Newey no projeto da Aston Martin. Vale destacar que o engenheiro é o personagem que mais venceu na história da Fórmula 1. Ao todos, conquistou 25 títulos na categoria, entre conquistas de pilotos e Construtores.
“Para mim, é um privilégio que a Aston Martin possa ser o destino de Adrian Newey. Só de ler essa combinação, noto que é um privilégio e me sinto honrado de estar na equipe”, declarou Alonso.
“Se um dia isso acontecer, ficarei feliz, mas não posso sonhar ou ficar pensando em coisas que não estão no presente”, encerrou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (23), o primeiro treino livre está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), com a segunda sessão será ao 11h30. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores