Alonso tira onda com Hamilton por briga em Abu Dhabi: “Ele é experiente, mas eu sou mais”

Fernando Alonso explicou como foi a briga da qual Lewis Hamilton reclamou e cutucou o antigo rival na Fórmula 1

A temporada 2023 da Fórmula 1 terminou neste domingo (26) com o GP de Abu Dhabi. Fernando Alonso chegou na sétima colocação com a Aston Martin e viveu um grande momento da corrida: a batalha com Lewis Hamilton. O heptacampeão chegou a acusar Alonso de brake-test, mas a direção de prova achou lance normal. Depois da prova, Alonso brincou com Hamilton pelo lance.

Na visão de Alonso, nada de errado aconteceu por ali. Hamilton acabara de voltar dos boxes e tinha Fernando grudado atrás dele, mas tomou a ultrapassagem sem ter muito como reagir por estar com pneus frios. Na curva seguinte, o bicampeão freou um tanto antes da hora e obrigou Lewis a fazer o mesmo. O resultado foi reclamar de brake-test, mas Alonso aponta o motivo para aquela defesa: as dificuldades da Aston Martin em retas.

“As batalhas por posições eram ruins para o nosso lado, porque tínhamos o carro mais lento da pista, assim como em Las Vegas e no Brasil. Nosso elo mais fraco da temporada foi a velocidade de reta e, quando você está na briga com alguém, isso se sobressai”, apontou.

“Mesmo assim, conseguimos ultrapassar Hamilton e Tsunoda no último stint e foi isso. Hamilton reclamou na curva cinco, porque tentei evitar que ele pegasse o RS. Isso já tinha acontecido no GP do Canadá de 2012: quer dizer, 11 anos depois, fizemos o mesmo jogo de gato e rato”, recordou.

A visão de Hamilton na hora da reclamação contra Alonso (Foto: Reprodução/F1 TV)

“Ele tem muita qualidade e também tem muita experiência, mas eu tenho mais”, brincou.

No mais, Alonso avaliou a prova de Abu Dhabi como complicada, por conta da falta de velocidade de reta da Aston Martin.

“Foi uma corrida difícil, porque desde o começo estávamos no tráfego com Tsunoda e as duas McLaren, além de Gasly logo atrás. Estávamos já com a língua para fora na tentativa de manter o ritmo”, afirmou.

“Noite que os pneus não durariam o bastante para fazer uma parada, então na volta 16 é que paramos e começamos o efeito dominó que fez com que todos começassem a parar. Durante toda a corrida, tive tráfego ao meu redor, na frente ou atrás, nunca peguei um momento tranquilo”, avaliou.

Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴 VERSTAPPEN VENCE, MERCEDES VICE da F1 2023: a corrida em Abu Dhabi (e até TAYLOR SWIFT) | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.