Ferrari aprova confiabilidade da SF-25 e vê equipes “no mesmo grupo” no Bahrein

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur ainda destacou o otimismo por parte das equipes neste início de temporada, que, de acordo com ele, é algo natural na Fórmula 1

Após o fim do segundo dia dos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, Frédéric Vasseur se mostrou muito tranquilo quanto ao desempenho da Ferrari no Bahrein até aqui. E ao falar sobre as rivais, o chefe do time de Maranello deixou claro que ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão, já que nenhuma equipe sabe exatamente quais são os cronogramas de testes das outras.

Embora Carlos Sainz tenha colocado a Williams no topo da tabela de tempos nesta quinta-feira (27), tanto Lewis Hamiltonque liderou pela manhã — quanto Charles Leclerc completaram um número considerável de voltas para a escuderia italiana e provaram do poderio da SF-25. No fim, o heptacampeão terminou na segunda posição, apenas 0s031 atrás do espanhol, enquanto o #16 foi 0s083 mais lento que o antigo companheiro de garagem e fechou o top-3.

“Até agora, tudo bem. A primeira análise é sempre a questão da confiabilidade, que é crucial nesta fase da temporada — e tudo correu bem. Em termos de desempenho, ninguém sabe o nível de combustível dos outros, então é muito difícil fazer previsões ou prognósticos. É muito melhor manter o foco em nós mesmos”, disse Vasseur durante a coletiva de imprensa no circuito de Sakhir.

“Acho que todas as equipes estão entusiasmadas com o início da temporada, isso faz parte do DNA do nosso esporte. Todos temos a sensação de que podemos ser campeões do mundo no início, e quando falamos com os pilotos ou as equipes, todos estão otimistas no início da temporada. Mas repito, acho que é normal”, continuou.

Charles Leclerc e Lewis Hamilton conquistaram bons resultados com Ferrar nesta quinta-feira (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Por fim, o chefe da Ferrari voltou a ser questionado sobre o momento em que as equipes devem parar de focar no carro de 2025 para se preparar completamente para o novo regulamento, que entra em vigor na próxima temporada. Ainda que não tenha uma resposta pronta, Frédéric reconheceu que tal decisão deve acontecer logo após as primeiras corridas.

“Sem dúvida, será um desafio e será um pouco a equação deste ano, mas teremos um primeiro panorama das performances e do que pode ser o campeonato muito em breve, nas primeiras semanas, e nesse ponto será necessário tomar uma decisão dependendo da posição”, declarou. “Acho irreal pensar que alguém estará muito à frente ou muito atrás, por isso a escolha será difícil, porque estaremos todos mais ou menos no mesmo grupo”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da F1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.