Ferrari avalia que início de temporada “ditará escolha entre 2025 e 2026” na F1

Ao falar sobre o último ano da Fórmula 1 sob o atual regulamento, Frédéric Vasseur rebateu as declarações de Andrea Stella, chefe da McLaren, e disse que as primeiras corridas serão cruciais para a Ferrari definir os rumos da temporada

Sonhando com a possibilidade de acabar com o jejum de títulos da Ferrari na temporada 2025 da Fórmula 1, Frédéric Vasseur não se deixou intimidar pelas declarações recentes de Andrea Stella, chefe da McLaren, e disse que o time de Maranello também está focado em desenvolver a SF-25 da melhor forma durante o campeonato. O dirigente, no entanto, alertou sobre a chegada do novo regulamento e o desafio que todas as equipes terão pela frente.

Logo após apresentar a pintura oficial do novo carro, a escuderia italiana tratou de colocar Lewis Hamilton e Charles Leclerc para completar alguns quilômetros na pista de Fiorano, nesta quarta-feira (19). Sob os olhares atentos dos tifosi, o monegasco foi o primeiro a assumir o volante do bólido, logo pela manhã, enquanto o heptacampeão recebeu uma nova oportunidade de aprender a lidar um pouco mais com os novos colegas algumas horas depois.

Após perder o Mundial de Construtores para a McLaren por apenas 14 pontos em 2024, o objetivo da Ferrari é contar com o talento da dupla de pilotos para terminar no topo da tabela este ano. Porém, os rivais de Woking não ficaram parados, e Stella, inclusive, declarou que os papaias trabalharam pesado no desenvolvimento do MCL39 e que vão fazer de tudo para “dificultar a vida” dos italianos.

Mas Vasseur fez questão de afirmar que os vermelhos não estão para brincadeira, embora tenha alertado para a chegada das novas regras e as implicações das mesmas no trabalho de todos. “Certamente iremos nos desenvolver nas primeiras corridas. Não quero dizer que vamos parar o carro atual, mas estaremos mais focados no carro de 2026. As primeiras corridas e a primeira atualização que faremos no carro serão cruciais para 2025”, disse em entrevista ao portal FormulaPassion.

Com Lewis Hamilton e Charles Leclerc, Ferrari realizou shakedown em Fiorano (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“É absolutamente verdade que estamos no último ano do atual regulamento. É óbvio para todos que, em algum momento, uma escolha terá de ser feita entre 2026 e 2025, mas acho que o principal fator na escolha será a situação do campeonato”, declarou o chefe da Ferrari. “O carro atual, o de 2025, é a extensão do de 2024. Estamos todos na mesma situação”, prosseguiu.

De acordo com Vasseur, a situação de cada equipe na competição após as primeiras etapas vai definir a maneira como cada uma deve encarar o restante da temporada. De qualquer forma, deixou claro que espera muita competitividade e, por isso, mais dificuldades para deixar o projeto atual de lado o quanto antes.

“A situação no Mundial após quatro ou cinco corridas ditará a escolha entre 2025 e 2026. Se estivermos 1s atrás, não faz sentido continuar nos desenvolvendo. Ao mesmo tempo, se estivermos 1s à frente, poderemos nos concentrar um pouco em 2026. Mas acho que esses dois cenários não são nada realistas”, concluiu.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.