Ferrari anuncia Serra, ex-Mercedes, no lugar de Cardile como diretor-técnico

Loïc Serra, ex-diretor de desempenho da Mercedes, assumirá posto de diretor-técnico deixado por Enrico Cardile após quase 20 anos em julho

Nesta quinta-feira (5), a Ferrari anunciou o que já vinha sendo especulado há dias na imprensa internacional. Loïc Serra, ex-diretor de desempenho da Mercedes, assumirá o cargo de diretor-técnico na escuderia, que foi deixado por Enrico Cardile após quase 20 anos. O engenheiro francês recém-chegado a Maranello começará os trabalhos na equipe no dia 1º de outubro. 

Serra foi anunciado na Ferrari ainda em maio deste ano, junto de Jêrome D’Ambrosio, também ex-Mercedes. No entanto, originalmente, o francês ocuparia o cargo de chefe de engenharia de desempenho de chassi e trabalharia com Cardile, então diretor-técnico da equipe. 

Porém, com Cardile deixando a Ferrari em julho para assinar um contrato com a Aston Martin, o posto de diretor-técnico ficou vago. Interinamente, Frédéric Vasseur, chefe do time, assumiu as funções do cargo. No entanto, conforme antecipado pelo site italiano Formu1a Uno, Serra seria o escolhido para a posição. 

Com isso, o francês também assumirá a supervisão de diversas divisões técnicas da Ferrari, conforme anunciado pela própria equipe em comunicado. 

Loïc Serra (à esq.) e Jérôme d’Ambrosio agora são da Ferrari (Foto: Ferrari)

“A Ferrari anuncia que confiou a função de diretor-técnico a Loïc Serra. Conforme anunciado anteriormente, o engenheiro francês, nascido em 1972, se junta à equipe no dia 1º de outubro. Loïc, nesta nova função, reportará diretamente ao chefe de equipe, Frédéric Vasseur”, explicou. 

“Serra ficará, portanto, responsável pelos seguintes departamentos: engenharia de projetos de chassis, chefiada por Fabio Montecchi; performance, liderada por Marco Adurno; aerodinâmica, liderada por Diego Tondi; engenharia de pista, chefiada por Matteo Togninalli e operações de chassis, chefiada por Diego Ioverno, que também continua na função de diretor-esportivo. O cargo de diretor-técnico da unidade de potência continua atribuída a Enrico Gualtieri, que reporta diretamente a Fred Vasseur”, concluiu. 

Após a vitória de Charles Leclerc no GP da Itália no último fim de semana, a Ferrari agora tem 407 pontos somados em 2024 e segue na terceira posição no Mundial de Construtores. No entanto, mesmo ainda atrás da McLaren, a escuderia cortou para 39 pontos a diferença para a líder Red Bull

Agora, a Fórmula 1 só volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.