Ferrari admite que terá de mexer no assoalho para cumprir diretiva da FIA na Bélgica
Mesmo sem falar especificamente sobre flexibilidade, Mattia Binotto disse à Sky Sports que a Ferrari vai precisar fazer atualizações no assoalho para estar de acordo com a diretiva técnica da FIA, que passará a valer a partir do GP da Bélgica
A polêmica em torno da métrica que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) quer implementar na Fórmula 1 para conter os quiques dos carros em alta velocidade colocou Red Bull e Ferrari em xeque por conta de assoalhos suspostamente mais flexíveis que o normal. Mas enquanto os taurinos dão de ombros e garantem ter “zero preocupações” com isso, o time de Maranello já entende que terá de fazer mudanças no piso da F1-75 para a disputa do GP da Bélgica.
Pouco antes da sessão que definiu o grid de largada da corrida sprint, na Áustria, a FIA emitiu via redes sociais um comunicado dizendo que a aplicação da métrica para controlar o porpoising seria feita no fim de semana em Spa-Francorchamps,e não mais na França. Segundo o texto, as equipes receberam um rascunho da diretiva técnica antes do GP da Inglaterra e agora terão até a Bélgica para promover atualizações no assoalho, caso seja necessário.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
À Sky Sports, Mattia Binotto confirmou que a equipe italiana vai precisar mexer na peça, mas não deu detalhes sobre a suposta flexibilidade além da permitida. “No assoalho, algumas mudanças serão necessárias, uma vez que um novo esclarecimento foi emitido, novos testes, novos requisitos, novas especificações. Vamos precisar de um tempo para fazer isso”, declarou o italiano.
“Pelo menos é bom ficarmos tranquilos com isso até a Bélgica, já que, não sendo assunto, não há necessidade de pressa”, acrescentou.
O chefe de Maranello seguiu o discurso do rival Christian Horner e também questionou a necessidade da aplicação da métrica, uma vez que os carros não saltaram tanto em Silverstone e também estão se mostrando mais estáveis nas atividades na Áustria. “Não parece ser mais um assunto. Já não era em Silverstone, e não tem sido aqui para nenhum de nós.”
“Tenho certeza de que não será nas próximas duas corridas. Mais uma vez, estamos ultrapassando essa discussão, e a FIA? Havia mesmo necessidade de liberar diretivas técnicas? Eles fizeram isso primeiro no Canadá, mas não seguiram o processo corretamente. Depois que revisaram, a discussão começou no Comitê Técnico Consultativo. Novas discussões vão acontecer novamente por lá na próxima semana, para isso ser ajustado”, concluiu Binotto.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.