FIA empurra para GP da Bélgica nova diretiva técnica para limitar porpoising na F1

Após encontro da Comissão da Fórmula 1 na Áustria, FIA definiu que a nova métrica para limitar quiques passa a valer na Bélgica - não mais na França

A FIA (Federação Internacional do Automobilismo) anunciou nesta sexta-feira (8), via redes sociais, que a diretiva técnica que pretende implementar para limitar os quiques dos carros de Fórmula 1 foi postergada para o GP da Bélgica, não mais para Paul Ricard, como previsto anteriormente.

Em comunicado oficial lançado antes da classificação para a corrida sprint a ser disputada no Red Bull Ring, na Áustria, a organização presidida por Mohamed bin Sulayem anunciou que, graças ao feedback e consulta feita com as equipes, deu à entidade a noção de mudança na ideia da diretiva, anunciada no último dia 16 de junho, até a obtenção de mais informações.

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“Sobre a diretiva técnica que trata das preocupações com segurança relacionadas às oscilações verticais dos carros – também chamadas de porpoising, depois de feedback e consulta com as equipes para permitir que façam atualizações necessárias nas partes do assoalho do carro que vão permitir uma aplicação da métrica usada para medir a oscilação de todos os carros, a implementação do rascunho de diretiva técnica entregue aos times antes do GP da Inglaterra entrará em vigor para o GP da Bélgica”, disse o comunicado conjunto de FIA e F1.

Equipe Mercedes é quem mais vem sofrendo com o porpoising nesta temporada (Foto: Mercedes)

O documento também aponta que o aumento do controle da FIA, que começou no GP do Canadá, segeu valendo. “Várias ações foram propostas para tratar desta questão no Regulamento Técnico de 2023 e foram discutidas, com direções claras a serem tomadas pelo Comitê de Consulta Técnica”, finalizou.

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Com relação à outra questão técnica, a finalização das diretrizes para a próxima geração de motores da F1, o comunicado informou apenas que um acerto “está próximo”.

O que é a AOM, métrica que a FIA pretende implantar nas próximas etapas?

A chamada Métrica de Oscilação Aerodinâmica (AOM, da sigla em inglês) pode obrigar uma equipe a ter de subir a altura do carro caso seja comprovado que o excesso de quiques será prejudicial aos pilotos — e sob o risco de ser excluída do GP se não cumprir a determinação.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria. A classificação está marcada para logo mais às 12h (de Brasília, GMT-3).

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