Ferrari pede “clareza e transparência” à FIA para evitar mais carros copiados na Fórmula 1
Após protestar contra punição da FIA sobre os dutos de freio da Racing Point, agora a Ferrari quer que a entidade crie regras para defender a propriedade intelectual de cada equipe do grid da Fórmula 1
A “Mercedes rosa” criada pela Racing Point para a temporada 2020 causou polêmica e ainda gera discussões no padddock. Após insistentes protestos da Renault, a equipe de Silverstone foi punida com a perda de 15 pontos no Mundial de Construtores e recebeu uma multa de € 400 mil.
A Racing Point é acusada de copiar o desenho dos dutos de freio da Mercedes de 2019 para o RP20. Apesar da punição, o time continua usando os dutos porque, segundo os comissários, agora não há como “desaparender o design da peça”.
Relacionadas
Ferrari e Renault protestaram contra a decisão da FIA e pediram mais rigor na punição aplicada, enquanto a Racing Point recorreu do veredito da entidade. Mattia Binotto, chefe de equipe da Ferrari, deseja mais transparência no regulamento e na proteção da propriedade intelectual das equipes.
“A razão para apelarmos é porque necessitamos clareza e transparência. Acredito que o duto de frio é um ponto, mas eventualmente a decisão da Corte de Apelação pode ampliar a discussão sobre cópias, que é algo importante para nós”, afirmou o dirigente.
“É importante para o futuro da Fórmula 1 porque é uma discussão sobre propriedade intelectual, uma das posses mais valiosas de uma companhia. Se alguém copiar o carro do ano anterior de um adversário, acho que o regulamento deveria, de alguma forma, proteger o copiado. É por isso que acredito que, neste momento, é importante entender para ter clareza e transparência no futuro da F1”, prosseguiu Binotto.
A Racing Point chama atenção das rivais desde os testes de pré-temporada, quando o carro surgiu com muitas novidades no modelo RP20, muitas vistas no W10 – carro da Mercedes de 2019. Os dutos de freio foram citados, no entanto, por serem consideradas peças listadas, ou seja, que cada equipe deve construir sem informações externas.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.