Ferrari retira protesto contra Racing Point e encerra novela da ‘Mercedes rosa’

Um dia após a Racing Point desistir da absolvição completa no caso ‘Mercedes rosa’, a Ferrari deixou de apelar por punição mais grave. Os rosáceos, assim, perdem só 15 pontos na F1 2020

O assunto ‘Mercedes rosa’ virou coisa do passado nos bastidores da Fórmula 1. Um dia após a Racing Point desistir de apelar contra a punição de 15 pontos por ilegalidade nos dutos de freios traseiros do RP20, a Ferrari também pulou fora do caso. A equipe anunciou na manhã desta segunda-feira (7) que não vai mais buscar uma punição mais pesada aos rivais.

A Ferrari se diz satisfeita com os esclarecimentos feitos por Fórmula 1 e Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nos últimos tempos. A equipe queria entender quais são os limites quando o assunto é cópia de peças, justamente a acusação feita à Racing Point a respeito da Mercedes de 2019.

Detalhes e semelhanças do RP20 para o Mercedes W10
A Racing Point foi acusada de copiar a Mercedes (Arte: Rodrigo Berton; Fotos: Racing Point e Mercedes)

“Nas últimas semanas, a colaboração entre FIA, Fórmula 1 e equipes levou a uma série de ações”, explicou comunicado da Ferrari. “Estas esclarecem as responsabilidades de cada participante no campeonato no desenvolvimento de peças e no uso de métodos específicos de monitoração, garantindo que o espírito do regulamento seja respeitado. A Ferrari aprecia a prontidão da FIA e da Fórmula 1 para lidar com um aspecto fundamental do DNA deste esporte”, seguiu.

Ferrari, Renault, McLaren e Williams foram as equipes que entraram na justiça para cobrar punição mais pesada à Racing Point. A equipe foi punida com a perda de 15 pontos e a multa de € 400 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) apenas pela ilegalidade no GP da Estíria, e não nos outros. Pouco a pouco, as equipes passaram a aceitar o castigo como adequado, da mesma forma que os rosáceos decidiram não seguir buscando a absolvição completa.

A perda é de apenas 15 pontos, mas já tem consequências negativas para a Racing Point. A equipe fica com 82 tentos, e não 97. O número original manteria a equipe em quarto no Mundial de Construtores, mas colada na McLaren, com 98.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.