FIA abre concorrência para fornecimento de pneus de F1, F2 e F3 no triênio 2025-27
FIA anunciou que vai abrir espaço para que outras fábricas apresentem projetos para pneus das categorias a partir da temporada 2025
Está oficialmente aberto o processo de concorrência de fornecimento de pneus na Fórmula 1 para o triênio 2025, 2026 e 2027. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fez o anúncio na última segunda-feira em comunicado divulgado no fim do dia. De acordo com o maior órgão do automobilismo internacional, entretanto, as diretrizes atuais seguem regendo a ideia principal para os pneus, bem como a ideia de contar com apenas uma única parceira.
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A fornecedora de pneus da Fórmula 1 é a mesma desde 2011, a Pirelli, que se mantém interessada em fabricar e entregar os calçados da categoria e seus campeonatos-satélite por mais alguns anos. E é de se imaginar que a Pirelli saia na frente por estar em fase de produção de um pneu que não vai contar com cobertores de aquecimento a partir de 2024.
Além da Fórmula 1, para a qual as especificações técnicas da concorrência estão prontas e confirmadas, as de F2 e F3 serão divulgadas nos próximos dias. A Federação anunciou, porém, que a mesma fornecedora também terá de trabalhar com os campeonatos.
A FIA confirmou ainda que, no acordo de concorrência, há um gatilho de renovação contratual para um quarto ano, 2028.
“Os objetivos especificados na concorrência vão continuar majoritariamente sem modificações, com as características-chave se mantendo similares às dos pneus que usamos atualmente. Estas metas foram acordadas após consultas com os detentores dos direitos comerciais e as equipes, e foram criadas para garantir amplo campo para trabalhar, minimizar o superaquecimento e ter baixo desgaste enquanto criamos a possibilidade de variações na estratégia”, afirmou a FIA.
“As dimensões dos pneus também serão semelhantes, após a introdução dos aros de 18 polegadas, em 2022, que garantem um elemento de relevância à tecnologia de pneus de estrada para a fornecedora. O processo de concorrência também vai pedir que potenciais fornecedores entreguem uma análise do impacto ambiental dos pneus usados na Fórmula 1, e o projeto vencedor terá de demonstrar a melhor prática possível e inovação em respeito a todo o ciclo de vida dos pneus”, continuou.
“Outras atualizações tecnológicas vão incluir a exigência de que os pneus contem com identificação eletrônica para aumentar a eficiência dos procedimentos de checagem. A concorrência também conta com pneus de F2 e F3 para o mesmo fornecedor e para o mesmo período. Enquanto as especificações técnicas para a F1 já estão finalizadas, os de F2 e F3 serão anunciadas dentro das próximas duas semanas”, finalizou.
É importante lembrar que a Fórmula 1 não conta com uma guerra de pneus, com mais de uma fabricante fornecendo borracha para a categoria, desde que Michelin e Bridgestone duelaram pela última vez, em 2006. Depois disso, a Bridgestone foi fornecedora solitária por quatro temporadas, até que a Pirelli assumiu.
A última vez que três fornecedoras estiveram ao mesmo tempo foi em 1984, enquanto em 1982 foram quatro. É preciso viajar até a 1958 para encontrar um momento em que cinco e seis fornecedoras estiveram na categoria ao mesmo tempo.
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