FIA abre concorrência para fornecimento de pneus de F1, F2 e F3 no triênio 2025-27

FIA anunciou que vai abrir espaço para que outras fábricas apresentem projetos para pneus das categorias a partir da temporada 2025

PÉREZ VENCE F1 EM JEDÁ. ALONSO 100. CRISE DE FERRARI E MERCEDES | Paddock GP #321

Está oficialmente aberto o processo de concorrência de fornecimento de pneus na Fórmula 1 para o triênio 2025, 2026 e 2027. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fez o anúncio na última segunda-feira em comunicado divulgado no fim do dia. De acordo com o maior órgão do automobilismo internacional, entretanto, as diretrizes atuais seguem regendo a ideia principal para os pneus, bem como a ideia de contar com apenas uma única parceira.

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A fornecedora de pneus da Fórmula 1 é a mesma desde 2011, a Pirelli, que se mantém interessada em fabricar e entregar os calçados da categoria e seus campeonatos-satélite por mais alguns anos. E é de se imaginar que a Pirelli saia na frente por estar em fase de produção de um pneu que não vai contar com cobertores de aquecimento a partir de 2024.

Além da Fórmula 1, para a qual as especificações técnicas da concorrência estão prontas e confirmadas, as de F2 e F3 serão divulgadas nos próximos dias. A Federação anunciou, porém, que a mesma fornecedora também terá de trabalhar com os campeonatos.

A FIA confirmou ainda que, no acordo de concorrência, há um gatilho de renovação contratual para um quarto ano, 2028.

FIA abriu concorrência para fornecimento de pneus da F1 (Foto: Carl Bingham/Pirelli/LAT Images)

“Os objetivos especificados na concorrência vão continuar majoritariamente sem modificações, com as características-chave se mantendo similares às dos pneus que usamos atualmente. Estas metas foram acordadas após consultas com os detentores dos direitos comerciais e as equipes, e foram criadas para garantir amplo campo para trabalhar, minimizar o superaquecimento e ter baixo desgaste enquanto criamos a possibilidade de variações na estratégia”, afirmou a FIA.

“As dimensões dos pneus também serão semelhantes, após a introdução dos aros de 18 polegadas, em 2022, que garantem um elemento de relevância à tecnologia de pneus de estrada para a fornecedora. O processo de concorrência também vai pedir que potenciais fornecedores entreguem uma análise do impacto ambiental dos pneus usados na Fórmula 1, e o projeto vencedor terá de demonstrar a melhor prática possível e inovação em respeito a todo o ciclo de vida dos pneus”, continuou.

“Outras atualizações tecnológicas vão incluir a exigência de que os pneus contem com identificação eletrônica para aumentar a eficiência dos procedimentos de checagem. A concorrência também conta com pneus de F2 e F3 para o mesmo fornecedor e para o mesmo período. Enquanto as especificações técnicas para a F1 já estão finalizadas, os de F2 e F3 serão anunciadas dentro das próximas duas semanas”, finalizou.

É importante lembrar que a Fórmula 1 não conta com uma guerra de pneus, com mais de uma fabricante fornecendo borracha para a categoria, desde que Michelin e Bridgestone duelaram pela última vez, em 2006. Depois disso, a Bridgestone foi fornecedora solitária por quatro temporadas, até que a Pirelli assumiu.

A última vez que três fornecedoras estiveram ao mesmo tempo foi em 1984, enquanto em 1982 foram quatro. É preciso viajar até a 1958 para encontrar um momento em que cinco e seis fornecedoras estiveram na categoria ao mesmo tempo.

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