FIA admite “erros de procedimento” no Japão e promete conclusão “nos próximos dias”

Reunião do Conselho Mundial de Automobilismo aconteceu nesta quarta-feira (19), em Londres. Pequenas mudanças nos regulamentos técnicos da F1 2022 e 2023 também foram aprovadas

Pierre Gasly passa muito próximo a trator na pista em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1)

Em reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, realizada nesta quarta-feira (19), a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou o óbvio: houve erro de procedimento em relação à presença de um trator na pista, durante o GP do Japão, que chegou a ficar próximo de Pierre GaslyIsso, enquanto o francês tentava se aproximar do pelotão sob péssimas condições de visibilidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Logo depois do ocorrido, o órgão regulador já havia prometido investigar e fazer uma revisão de protocolo.

“Conforme declarado imediatamente após a corrida, a FIA realizou uma análise completa dos incidentes ocorridos no GP do Japão, em Suzuka. Problemas processuais foram identificados e serão corrigidos no curto e médio prazo. As conclusões serão divulgadas nos próximos dias”, afirmou o comunicado da entidade sobre a reunião, que aconteceu em Londres.

Pelotão passa ao lado de trator que retirava carro de Carlos Sainz em Suzuka (Foto: Reprodução/Twitter)

A FIA também anunciou uma série de pequenas mudanças no regulamento técnico da Fórmula 1. Para 2023, a entidade determinou um aumento no tamanho dos retrovisores para melhor visibilidade, diminuir o ‘ponto cego’ e melhorar a definição do circuito de freio.

Além disso, como já era esperado, a FIA apontou melhorias no regulamento e mudou o Santo Antõnio, prometendo reforçar a peça que fica acima da cabeça do piloto e é responsável por protegê-lo de um primeiro impacto. A decisão veio em decorrência do fortíssimo acidente de Guanyu Zhou na Inglaterra.

Batida assustadora de Guanyu Zhou deixou chinês de cabeça para baixo na Inglaterra (Foto: Reprodução)

Por fim, já no regulamento esportivo de 2022, “o procedimento para determinar as posições do grid após a aplicação de várias penalidades foi esclarecido”. No GP da Itália, uma confusão tomou conta do grid a partir das punições que diversos pilotos receberam.

Fórmula 1 continua neste fim de semana, entre os dias 21 e 23 de outubro, direto de Austin, no Texas, com o GP dos Estados Unidos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL.

LEIA TAMBÉM
+ Ferrari planeja novo motor de combustão interna e punição para Leclerc em Austin

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.