FIA aprova tecnologia vestível de resfriamento para F1 2025, mas evita obrigatoriedade
Pilotos da Fórmula 1 não serão obrigados a usar o novo sistema de resfriamento aprovado pela FIA para 2025
Os pilotos da Fórmula 1 não terão obrigatoriedade de usar o novo sistema de resfriamento aprovado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2025. A informação é da revista britânica Autosport. Inicialmente, a FIA cogitou introduzir um protótipo de ar-condicionado para resfriar os cockpits, mas a complexidade do projeto fez com que a entidade buscasse outra solução.
A opção escolhida foi utilizar uma tecnologia vestível já existente: o Cypher Pro Micro Cooler, produzido pela Chillout Motorsports. A solução é composta por uma camisa com quase 50 metros de tubos que bombeiam um fluido resfriado armazenado em uma caixa que contém um microprocessador.
Relacionadas
Para a temporada que se inicia em março, os pilotos poderão escolher pelo uso ou não do dispositivo a partir da temperatura de 31°C, estipulada pela FIA. A Federação chegou a considerar usar a temperatura interna dos cockpits, que pode atingir 60°C, mas definiu que o parâmetro será a temperatura ambiente medida pelos sensores dos circuitos.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Fazer Hamilton brilhar e desenvolver SF-25: 5 desafios da Ferrari na F1 2025

Quem optar por não usar o sistema precisará carregar um lastro extra de 500g no cockpit para evitar vantagem competitiva. A partir de 2026, o sistema de resfriamento será integrado no novo projeto elétricos dos novos carros. Com isso, eles serão transportados permanentemente.
A FIA intensificou os estudos sobre medidas contra o calor após o GP do Catar de 2023, prova marcada por episódios extremos: Logan Sargeant, então piloto da Williams, abandonou por conta de insolação e desidratação. Esteban Ocon, então da Alpine, vomitou no próprio capacete, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin, chegou a desmaiar devido às altas temperaturas.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!