FIA busca diretor-esportivo para supervisionar criação de regras na F1

Entidade máxima do automobilismo mundial, FIA decidiu contratar novo diretor-esportivo para descentralizar o acúmulo de funções em torno dos diretores de provas

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: A SEXTA-FEIRA DA F1 NO BAHREIN | Briefing

Os planos da FIA de implementar mudanças na Fórmula 1 de modo a não repetir os eventos finais da temporada de 2021, em Abu Dhabi, continuam. Após a divulgação do relatório feito sobre os incidentes de Yas Marina e a substituição do ex-diretor de provas, Michael Masi, a entidade comandada por Mohammed Ben Sulayem anunciou que um novo diretor-esportivo para a F1 será contratado.

O papel do diretor esportivo será apontado pela própria FIA, que vai designar um de seus empregados para o posto. O cargo terá o poder de supervisionar a criação de regras esportivas e técnicas, de acordo com a própria federação. Atualmente, essa responsabilidade recai sobre o próprio diretor de prova, o que remonta ao acúmulo de funções tão criticado na entidade.

O português Eduardo Freitas vai ser um dos diretores de prova da F1 em 2022 (Foto: WEC)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além da contratação do diretor-esportivo, a FIA reconheceu a necessidade de melhorar a própria comunicação entre o escritório da entidade e suas operações de pista, assim como entre os departamentos técnico e esportivo da Fórmula 1.

A principal mudança para a temporada de 2022 foi a substituição de Michael Masi, diretamente envolvido na polêmica que tomou conta do encerramento da F1 no ano passado. A partir deste ano, Niels Wittich e Eduardo Freitas vão se revezar no posto — um a cada final de semana —, supervisionados por Herbie Blash, consultor-sênior.

Última volta do GP de Abu Dhabi de 2021 gerou polêmicas que repercutem até hoje (Vídeo: TSN)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.