FIA conclui investigação e inocenta Red Bull por uso de polêmico dispositivo dianteiro

O caso veio à tona durante o GP dos Estados Unidos, quando a Red Bull foi acusada por adversárias de alterar a altura do assoalho dos carros entre classificação e corrida, o que configuraria violação do regulamento do parque fechado

Red Bull foi inocentada de qualquer irregularidade após uma investigação minuciosa feita pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre as acusações de que estava usando ilegalmente um dispositivo para ajustar a altura dos carros entre classificação e corrida.

Durante o fim de semana do GP dos Estados Unidos, a notícia de que havia a suspeita de que uma das equipes do grid teria violado as regras do parque fechado foi revelada. A controvérsia seria o uso de um dispositivo capaz de ajustar o ângulo do ‘front bib’ ou ‘T-Tray’ — ‘bandeja T’, em tradução livre, um suporte vertical localizado na parte frontal do carro, perto da suspensão dianteira, que cria um vão entre o bico e o início do assoalho.

Trata-se de um ajuste que provoca uma melhora significativa dos requisitos relacionados à altura do carro em volta rápida (com o tanque vazio) e na corrida (mais pesado por conta do combustível), podendo ser feito por um mecânico, mas o que levou a FIA a endurecer a fiscalização foi a possibilidade de haver um meio de isso ser feito pelo piloto dentro do cockpit.

Após a denúncia e os GPs da Cidade do México e São Paulo, a FIA enviou oficiais à fábrica do time dos energéticos, em Milton Keynes, para uma inspeção minuciosa nos carros da equipe. No entanto, nenhuma irregularidade foi encontrada.

Caso veio à tona durante o GP dos Estados Unidos, em Austin (Foto: Red Bull Content Pool)

“A FIA analisa e inspeciona regularmente a conformidade com os regulamentos técnicos, esportivos e financeiros das equipes de F1, e isso pode envolver verificações pontuais no circuito ou inspeções e investigações nas fábricas das equipes”, começou o documento da entidade.

“Da mesma forma, é prerrogativa das equipes de F1 levar ao conhecimento da FIA quaisquer preocupações sobre a conformidade de seus concorrentes com os regulamentos, e esse fenômeno é claramente intensificado em campeonatos em que pode haver uma competição mais acirrada pelo prêmio final, como é o caso em 2024”.

“A FIA leva esses problemas muito a sério e procura investigá-los, além de todas as verificações regulares que realiza durante um fim de semana de corrida e depois. Como parte desse processo de avaliação, os representantes técnicos da FIA visitaram a sede da Red Bull para investigar em profundidade as recentes alegações sobre o design do assoalho dianteiro e seu uso. Essa investigação concluiu que não houve violação e, portanto, confirmou a posição adotada pela FIA durante o GP dos Estados Unidos, em Austin”, concluiu a federação.

Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.

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