FIA conclui investigação e inocenta Red Bull por uso de polêmico dispositivo dianteiro
O caso veio à tona durante o GP dos Estados Unidos, quando a Red Bull foi acusada por adversárias de alterar a altura do assoalho dos carros entre classificação e corrida, o que configuraria violação do regulamento do parque fechado
A Red Bull foi inocentada de qualquer irregularidade após uma investigação minuciosa feita pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre as acusações de que estava usando ilegalmente um dispositivo para ajustar a altura dos carros entre classificação e corrida.
Durante o fim de semana do GP dos Estados Unidos, a notícia de que havia a suspeita de que uma das equipes do grid teria violado as regras do parque fechado foi revelada. A controvérsia seria o uso de um dispositivo capaz de ajustar o ângulo do ‘front bib’ ou ‘T-Tray’ — ‘bandeja T’, em tradução livre, um suporte vertical localizado na parte frontal do carro, perto da suspensão dianteira, que cria um vão entre o bico e o início do assoalho.
Trata-se de um ajuste que provoca uma melhora significativa dos requisitos relacionados à altura do carro em volta rápida (com o tanque vazio) e na corrida (mais pesado por conta do combustível), podendo ser feito por um mecânico, mas o que levou a FIA a endurecer a fiscalização foi a possibilidade de haver um meio de isso ser feito pelo piloto dentro do cockpit.
Após a denúncia e os GPs da Cidade do México e São Paulo, a FIA enviou oficiais à fábrica do time dos energéticos, em Milton Keynes, para uma inspeção minuciosa nos carros da equipe. No entanto, nenhuma irregularidade foi encontrada.

“A FIA analisa e inspeciona regularmente a conformidade com os regulamentos técnicos, esportivos e financeiros das equipes de F1, e isso pode envolver verificações pontuais no circuito ou inspeções e investigações nas fábricas das equipes”, começou o documento da entidade.
“Da mesma forma, é prerrogativa das equipes de F1 levar ao conhecimento da FIA quaisquer preocupações sobre a conformidade de seus concorrentes com os regulamentos, e esse fenômeno é claramente intensificado em campeonatos em que pode haver uma competição mais acirrada pelo prêmio final, como é o caso em 2024”.
“A FIA leva esses problemas muito a sério e procura investigá-los, além de todas as verificações regulares que realiza durante um fim de semana de corrida e depois. Como parte desse processo de avaliação, os representantes técnicos da FIA visitaram a sede da Red Bull para investigar em profundidade as recentes alegações sobre o design do assoalho dianteiro e seu uso. Essa investigação concluiu que não houve violação e, portanto, confirmou a posição adotada pela FIA durante o GP dos Estados Unidos, em Austin”, concluiu a federação.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
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