FIA confirma nova investigação do acidente entre Vettel e Hamilton em Baku e fala em “avaliar novas ações”

A FIA confirma que vai avaliar as atitudes de Sebastian Vettel no GP do Azerbaijão. A entidade já fala até em “avaliar novas ações”, referentes à batida proposital do piloto alemão em Lewis Hamilton, rival na briga pelo título

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O incidente entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão vai ser formalmente investigado pela FIA. Depois do polêmico episódio em que o alemão bateu propositalmente no inglês, a entidade soltou um comunicado nesta quarta-feira (28) confirmando a intenção de estudar de “novas ações”.
 
“Depois do incidente recente no GP do Azerbaijão, em que o carro #5 [Sebastian Vettel] se envolveu em uma colisão com o carro #44 [Lewis Hamilton], a FIA vai examinar o ocorrido em 3 de julho para avaliar a necessidade de novas ações. Um novo comunicado a respeito será feito antes do GP da Áustria”, apontou o comunicado da FIA.
Hamilton e Vettel se estranharamm durante safety-car em Baku (Foto: Reprodução)

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Vettel foi considerado culpado durante o GP do Azerbaijão – o alemão foi o único punido pelos comissários, recebendo um stop & go de 10s por bater em Hamilton durante regime de safety-car. Sebastian defende que tomou tal atitude por conta de um ‘brake-test’ de Lewis, acusado de tentar prejudicar a corrida do rival. Os comissários da F1 em Baku não viram culpa do britânico, que, de acordo com telemetria do carro, nem chegou a frear na hora do impacto.
 
Punido, Vettel perdeu o segundo lugar e caiu para quarto. Mas sua situação ainda ficou melhor do que a de Hamilton, que fez um pit emergencial por problemas no carro e cruzou a linha de chegada em quinto.

A situação do tetracampeão, na verdade, inspira cuidados. O ferrarista já tem nove pontos na carteira – recebeu três pelo episódio em Baku – e não pode chegar a 12 antes do GP da Inglaterra, em julho, ou vai correr o risco de ser suspenso por uma prova. Além disso, pesa contra o alemão o comportamento que teve no ano passado, quando xingou o diretor de provas da F1, Charlie Whiting, por conta de uma punição na etapa do México.

Entenda o incidente

A mensagem de ‘safety-car in this lap’ é dada e faltam três curvas para que a corrida retome seu ritmo. Hamilton reduz a velocidade para que o carro guiado por Bernd Maylander abra uma vantagem que lhe permita acelerar a pleno sem se preocupar em encontrá-lo adiante – fato que quase aconteceu na relargada anterior e foi reportado pelo engenheiro de Lewis via rádio. Hamilton contorna à esquerda e Vettel bate na traseira da Mercedes, provocando levíssimo dano. O alemão reclama com as mãos, traz a Ferrari para a esquerda, emparelha com Hamilton e joga o carro para cima do rival.
 
Os dois pilotos reclamam via rádio. Vettel alega categoricamente que houve um brake-test – ato em que o piloto que vem à frente repentinamente aciona o freio e pega quem vem atrás desprevenido. Hamilton relata à Mercedes o ocorrido. A corrida segue por breve momento até que a direção de prova aciona a bandeira vermelha pela quantidade de detritos no traçado.
Vettel e Hamilton se tocam pela primeira vez em Baku (Foto: Reprodução/Twitter)

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Só depois que a corrida é restabelecida que o caso é devidamente investigado e tem sua sentença: apenas Vettel é punido com uma parada de 10 segundos nos pits por “manobra perigosa”. A explicação para a não punição de Hamilton é dada a posteriori, em que a FIA alega que não houve frenagem segundo os dados de telemetria da escuderia prateada. Naquele momento, no entanto, já se sabia que Lewis teria de parar nos boxes para trocar a proteção de cockpit que ameaçava escapar durante as retas e que o piloto tentava proteger segurando com uma das mãos.
 
Ainda com sangue quente, os dois pilotos agem como em uma briga colegial. De um lado, Hamilton fala em ato “desgraçado e nojento” e que “se Vettel quer provar que é macho, que mostre fora da pista”. Sebastian torna a acusar o novo rival de tê-lo bloqueado deliberadamente e que “a F1 é para adultos”.
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU

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