Vettel foi considerado culpado durante o GP do Azerbaijão – o alemão foi o único punido pelos comissários, recebendo um stop & go de 10s por bater em Hamilton durante regime de safety-car. Sebastian defende que tomou tal atitude por conta de um ‘brake-test’ de Lewis, acusado de tentar prejudicar a corrida do rival. Os comissários da F1 em Baku não viram culpa do britânico, que,
de acordo com telemetria do carro, nem chegou a frear na hora do impacto.
Punido, Vettel perdeu o segundo lugar e caiu para quarto. Mas sua situação ainda ficou melhor do que a de Hamilton, que fez um pit emergencial por problemas no carro e cruzou a linha de chegada em quinto.
A situação do tetracampeão, na verdade, inspira cuidados. O ferrarista já tem nove pontos na carteira – recebeu três pelo episódio em Baku – e não pode chegar a 12 antes do GP da Inglaterra, em julho, ou vai correr o risco de ser suspenso por uma prova. Além disso, pesa contra o alemão o comportamento que teve no ano passado, quando xingou o diretor de provas da F1, Charlie Whiting, por conta de uma punição na etapa do México.
Entenda o incidente
A mensagem de ‘safety-car in this lap’ é dada e faltam três curvas para que a corrida retome seu ritmo. Hamilton reduz a velocidade para que o carro guiado por Bernd Maylander abra uma vantagem que lhe permita acelerar a pleno sem se preocupar em encontrá-lo adiante – fato que quase aconteceu na relargada anterior e foi reportado pelo engenheiro de Lewis via rádio. Hamilton contorna à esquerda e Vettel bate na traseira da Mercedes, provocando levíssimo dano. O alemão reclama com as mãos, traz a Ferrari para a esquerda, emparelha com Hamilton e joga o carro para cima do rival.
Os dois pilotos reclamam via rádio. Vettel alega categoricamente que houve um brake-test – ato em que o piloto que vem à frente repentinamente aciona o freio e pega quem vem atrás desprevenido. Hamilton relata à Mercedes o ocorrido. A corrida segue por breve momento até que a direção de prova aciona a bandeira vermelha pela quantidade de detritos no traçado.
Vettel e Hamilton se tocam pela primeira vez em Baku (Foto: Reprodução/Twitter)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Só depois que a corrida é restabelecida que o caso é devidamente investigado e tem sua sentença: apenas Vettel é punido com uma parada de 10 segundos nos pits por “manobra perigosa”. A explicação para a não punição de Hamilton é dada a posteriori,
em que a FIA alega que não houve frenagem segundo os dados de telemetria da escuderia prateada. Naquele momento, no entanto, já se sabia que Lewis teria de parar nos boxes para trocar a proteção de cockpit que ameaçava escapar durante as retas e que o piloto tentava proteger segurando com uma das mãos.
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }