FIA divulga novo calendário para temporada 2016 da F1 e antecipa abertura para 20 de março na Austrália

O Conselho Mundial da FIA homologou um novo calendário para a temporada 2016 da F1, abrindo mão dos planos de iniciar o campeonato em abril e antecipando o GP da Austrália para 20 de abril. Cronograma tem GPs do Canadá e do Azerbaijão em semanas consecutivas

A FIA divulgou de forma oficial na tarde desta quarta-feira (30) o novo calendário para a temporada 2016 do Mundial de F1. O cronograma confirma a abertura do campeonato no dia 20 de março com o GP da Austrália. Portanto, estão descartados os planos de se dar início ao Mundial no mês de abril.

Começar o ano em abril daria às equipes maior tempo de preparação, porém representou um desafio enorme para a confecção do restante do calendário. Solicitações de datas por parte dos promotores locais e necessidades referentes ao transporte dos equipamentos levaram às mudanças.

Nisso, destaque para a estranha opção por colocar os GPs do Canadá e da Europa, em Baku, no Azerbaijão em semanas consecutivas nos dias 12 e 19 de junho.

Ainda a respeito da estreia da F1 em Baku, a prova vai ser disputada à noite. A FIA, desta vez, não preservou a data das 24 Horas de Le Mans, como tradicionalmente acontece, e marcou uma etapa da F1 para o mesmo fim de semana. Mas, ao menos, o horário da largada será marcado de modo que o GP apenas comece após o término da disputa em Sarthe (às 10h de Brasília).

De todo modo, isso impede que Nico Hülkenberg defenda a vitória conquistada com a Porsche em 2015, ou que qualquer outro piloto trace planos semelhantes.

Baku vai receber uma prova noturna da F1 (Foto: Divulgação)

Dentro das muitas mudanças que aconteceram, uma delas transforma o GP do Brasil em uma dobradinha: o GP do México passou do dia 30 de outubro para o dia 6 de novembro, apenas sete dias antes da corrida em Interlagos.

E o mês de julho será bem cheio: o GP da Inglaterra foi remarcado para o dia 10, na semana seguinte ao GP da Áustria. O GP da Hungria será no dia 24 e o GP da Alemanha, em Hockenheim, volta ao calendário no dia 31. A pausa para as férias de verão será de praticamente um mês, com o GP da Bélgica ficando marcado para 28 de agosto.

Por fim, na reta final do campeonato, o GP da Malásia ficou confirmado mesmo para ser disputado após o GP de Cingapura, apesar dos pedidos da organização local para ter a prova no mês de novembro. A modificação que houve foi remarcando a prova de Sepang para uma semana mais tarde, formando dobradinha com o GP do Japão.

 
20/03 GP da Austrália Melbourne
03/04 GP do Bahrein Bahrein
17/04 GP da China Xangai
01/05 GP da Rússia Sochi
15/05 GP da Espanha Barcelona
29/05 GP de Mônaco Monte Carlo
12/06 GP do Canadá Montreal
19/06 GP da Europa Baku
03/07 GP da Áustria Spielberg
10/07 GP da Inglaterra Silverstone
24/07 GP da Hungria Budapeste
31/07 GP da Alemanha Hockenheim
28/08 GP da Bélgica Spa-Francorchamps
04/09 GP da Itália Monza
18/09 GP de Cingapura Marina Bay
02/09 GP da Malásia Sepang
09/10 GP do Japão Suzuka
23/10 GP dos Estados Unidos Austin
06/11 GP do México Cidade do México
13/11 GP do Brasil São Paulo
27/11 GP de Abu Dhabi Abu Dhabi
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.