FIA estuda trocar Whiting por Ascanelli por suposta autorização a teste da Mercedes, diz revista

Delegado-técnico, de segurança diretor de provas do Mundial de F1, Charlie Whiting foi quem deu o sinal verde para a Mercedes treinar com o carro de 2013, em Barcelona, no mês de maio. Caso será julgado pela FIA no dia 20, segundo a 'Auto Motor und Sport'

Charlie Whiting pode estar em mais lençóis no julgamento da polêmica envolvendo o teste secreto da Mercedes com a Pirelli, em maio, em Barcelona. Segundo a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, o diretor de provas e delegado-técnico e de segurança do Mundial de F1 permitiu que a equipe alemã realizasse a bateria de três dias de treinos.

Diante disso, o presidente da FIA, Jean Todt, já estuda a substituição do britânico, afirmou a publicação germânica. O escolhido do francês é o italiano Giorgio Ascanelli, ex-diretor-técnico da Toro Rosso. Na F1 desde a década de 1980, Ascanelli ainda tem no currículo passagens por Benetton, Ferrari e McLaren.

Giorgio Ascanelli está sendo cotado por Jean Todt para posto no alto comando da F1 (Foto: Toro Rosso/Getty Images)

Whiting atua como delegado-técnico do Mundial desde 1988 e passou a acumular as funções de diretor de provas e de delegado de segurança em 1997. Ele costuma aparecer durante as transmissões das corridas ao acionar o sistema de largada, autorizando o início das provas.

Mercedes e Pirelli se explicarão diante do Tribunal Internacional da FIA no dia 20 de junho, em Paris, na sede da entidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.