FIA diz que “não está em posição de considerar” Andretti como nova equipe da F1
No dia seguinte à revelação do interesse na Andretti em entrar na F1, FIA esfria novidade. Mas possibilidade segue em aberto
A FIA se manifestou quando questionada após o campeão mundial de Fórmula 1 Mario Andretti revelar que existe um processo em curso para a Andretti entrar no Mundial. A informação de certa forma surpreendente que pintou na noite da última sexta-feira animou o noticiário, mas o órgão regulador da F1 tratou de colocar água no chope. Pelo menos por enquanto.
Andretti pai afirmou que o filho, Michael, tem um projeto formatado há algum tempo e já entrou em contato com a FIA para checar as possibilidades de um ingresso como 11ª equipe do grid em 2024 – a própria Andretti confirmou o interesse logo depois. A FIA, entretanto, deu para trás quando questionada.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.
“A FIA não está atualmente em posição de considerar ou comentar qualquer expressão de interesse ou inscrição recebida para novas equipes em relação ao Mundial de Fórmula 1”, afirmou um porta-voz.
Apesar de Mario ter afirmado que a Andretti já enviou a papelada necessária para a FIA, o site inglês The Race noticiou que a Andretti de fato já entrou em contato com a federação, mas ainda não formalizou o desejo de ingressar no Mundial por enquanto.
O veículo afirma também que a FIA não está atualmente em busca de aumentar o pelotão e adicionar equipes ao grid da F1. A Andretti pode superar esta barreira e conseguir convencer de que merece e tem condições de entrar na F1, mas precisará mostrar um projeto bastante convincente para que seja possível.
A última equipe que entrou do grid do zero, sem comprar um outro time, foi a Haas, em 2016. Naquela ocasião, entretanto, a FIA anunciara que estava, sim, aberta a interessadas. Mesmo assim, a Haas passou por um minucioso processo para provar que tinha credibilidade financeira e capacidade estrutural para estabelecer um time da F1. Desde então, todas as demonstrações de interesse de entrar no grid da F1 caíram por terra sem grandes considerações.
A questão por trás da desconfiança da FIA e do Liberty Media com a entrada de novas equipes – apesar do regulamento esportivo dizer claramente que até 13 times podem fazer parte do grid – está numa questão financeira. Nos últimos anos, os dois órgãos definiram que a sustentabilidade financeira é fundamental para a F1 seguir um sucesso no futuro. Assim, o desejo é ter uma relação de franquia com cada uma delas: que entreguem e recebam de volta estabilidade inclusive financeira e possam ter lucro na F1 independente dos resultados isolados de um ano. Medidas como teto orçamentário vem a reboque desta decisão.
É até pensando nisso que o Pacto da Concórdia mais recente, assinado em 2020, define que qualquer nova equipe que ingressar na F1 terá de pagar imediatamente o valor de US$ 200 milhões – equivalente a pouco mais de R$ 1 bilhão, segundo a conversão do dia – que serão divididos entre as outras dez equipes. Um pagamento pela mordida no bolo total de divisão de receitas da F1.
O The Race garante, porém, que a F1 não é contrária à possibilidade de contar com a Andretti ou outra nova equipe, mas terá de ser convencida de que vale a pena e é seguro.
Antes dessa nova incursão, Michael Andretti já havia demonstrado interesse de verdade recentemente. O americano passou perto de adquirir a Sauber no fim do ano passado, o que faria a Alfa Romeo se transformar em Andretti. No entanto, a negociação fracassou. Além disso, o americano já havia sondado, também, a Haas e a Williams.
Em novembro do ano passado, Andretti explicou que o dinheiro não foi o fator que determinou o fracasso na aquisição da estrutura da empresa de Hinwil, mas, sim, o fato de não poder assumir o controle da equipe, em situação que surgiu de última hora e encerrou qualquer possibilidade de um acordo. O impasse no fim do processo de compra “matou o negócio”, nas palavras do CEO e presidente da equipe que leva seu sobrenome.
Além da Indy e das categorias do Road to Indy, a Andretti tem participações importantes em competições como a Fórmula E, Extreme E e V8 Supercars.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.