FIA diz que “não está em posição de considerar” Andretti como nova equipe da F1

No dia seguinte à revelação do interesse na Andretti em entrar na F1, FIA esfria novidade. Mas possibilidade segue em aberto

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A FIA se manifestou quando questionada após o campeão mundial de Fórmula 1 Mario Andretti revelar que existe um processo em curso para a Andretti entrar no Mundial. A informação de certa forma surpreendente que pintou na noite da última sexta-feira animou o noticiário, mas o órgão regulador da F1 tratou de colocar água no chope. Pelo menos por enquanto.

Andretti pai afirmou que o filho, Michael, tem um projeto formatado há algum tempo e já entrou em contato com a FIA para checar as possibilidades de um ingresso como 11ª equipe do grid em 2024 – a própria Andretti confirmou o interesse logo depois. A FIA, entretanto, deu para trás quando questionada.

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“A FIA não está atualmente em posição de considerar ou comentar qualquer expressão de interesse ou inscrição recebida para novas equipes em relação ao Mundial de Fórmula 1”, afirmou um porta-voz.

Apesar de Mario ter afirmado que a Andretti já enviou a papelada necessária para a FIA, o site inglês The Race noticiou que a Andretti de fato já entrou em contato com a federação, mas ainda não formalizou o desejo de ingressar no Mundial por enquanto.

O veículo afirma também que a FIA não está atualmente em busca de aumentar o pelotão e adicionar equipes ao grid da F1. A Andretti pode superar esta barreira e conseguir convencer de que merece e tem condições de entrar na F1, mas precisará mostrar um projeto bastante convincente para que seja possível.

A última equipe que entrou do grid do zero, sem comprar um outro time, foi a Haas, em 2016. Naquela ocasião, entretanto, a FIA anunciara que estava, sim, aberta a interessadas. Mesmo assim, a Haas passou por um minucioso processo para provar que tinha credibilidade financeira e capacidade estrutural para estabelecer um time da F1. Desde então, todas as demonstrações de interesse de entrar no grid da F1 caíram por terra sem grandes considerações.

FIA pisou no freio após revelação do interesse da Andretti (Foto: Reprodução/Twitter)
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A questão por trás da desconfiança da FIA e do Liberty Media com a entrada de novas equipes – apesar do regulamento esportivo dizer claramente que até 13 times podem fazer parte do grid – está numa questão financeira. Nos últimos anos, os dois órgãos definiram que a sustentabilidade financeira é fundamental para a F1 seguir um sucesso no futuro. Assim, o desejo é ter uma relação de franquia com cada uma delas: que entreguem e recebam de volta estabilidade inclusive financeira e possam ter lucro na F1 independente dos resultados isolados de um ano. Medidas como teto orçamentário vem a reboque desta decisão.

É até pensando nisso que o Pacto da Concórdia mais recente, assinado em 2020, define que qualquer nova equipe que ingressar na F1 terá de pagar imediatamente o valor de US$ 200 milhões – equivalente a pouco mais de R$ 1 bilhão, segundo a conversão do dia – que serão divididos entre as outras dez equipes. Um pagamento pela mordida no bolo total de divisão de receitas da F1.

O The Race garante, porém, que a F1 não é contrária à possibilidade de contar com a Andretti ou outra nova equipe, mas terá de ser convencida de que vale a pena e é seguro.

Antes dessa nova incursão, Michael Andretti já havia demonstrado interesse de verdade recentemente. O americano passou perto de adquirir a Sauber no fim do ano passado, o que faria a Alfa Romeo se transformar em Andretti. No entanto, a negociação fracassou. Além disso, o americano já havia sondado, também, a Haas e a Williams.

Em novembro do ano passado, Andretti explicou que o dinheiro não foi o fator que determinou o fracasso na aquisição da estrutura da empresa de Hinwil, mas, sim, o fato de não poder assumir o controle da equipe, em situação que surgiu de última hora e encerrou qualquer possibilidade de um acordo. O impasse no fim do processo de compra “matou o negócio”, nas palavras do CEO e presidente da equipe que leva seu sobrenome.

Além da Indy e das categorias do Road to Indy, a Andretti tem participações importantes em competições como a Fórmula E, Extreme E e V8 Supercars.

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