FIA ouve reclamações e prepara novas diretrizes para ações de pilotos em pista na F1

De acordo com o site da revista inglesa Autosport, a FIA já discutiu com a Associação de Pilotos (GPDA) e vai atualizar as diretrizes que determinam como deve ser o comportamento dos pilotos durante as corridas

As constantes reclamações dos pilotos diante de punições questionáveis nas corridas de Fórmula 1 ganharam atenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A entidade que regula o esporte prepara novas diretrizes para que haja um maior esclarecimento sobre o que é permitido em disputas por posições em pista.

A informação é do site da revista inglesa Autosport desta terça-feira (7). Segundo a publicação, a FIA está perto de introduzir um conjunto mais claro de orientações para pilotos tanto da F1 quanto de outras categorias. Já houve, inclusive, discussões com as partes interessadas, como a Associação de Pilotos de GPs (GPDA), tudo para auxiliar na elaboração do documento.

Tais diretrizes irão cobrir todos os aspectos das corridas, incluindo ultrapassagens, manobras de defesa de posição e limites de pista. Espera-se que entrem em vigor no início de 2025 no Código Esportivo Internacional.

As normas atuais falam principalmente sobre a necessidade de deixar espaço ao adversário em brigas por posições em curvas, locais mais propícios a incidentes e ganho de vantagem ao deixar o traçado.

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Fernando Alonso deu declarações fortes sobre a direção de prova (Foto: AFP)

No fim de semana da F1 em Miami, novamente o tema punições ficou em evidência, sobretudo pela forte fala de Fernando Alonso sobre a falta de sanção a Lewis Hamilton na largada da corrida sprint. No entendimento do piloto da Aston Martin, o heptacampeão foi o culpado pelo incidente que tirou Lance Stroll e Lando Norris da prova curta, mas nada aconteceu por Lewis “não ser espanhol”.

Alonso, na verdade, foi ainda mais longe. Após ser flagrado conversando com Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, confirmou que sente, sim, que “a nacionalidade importa” nas decisões da direção de prova e que procuraria novamente o presidente da federação para mais esclarecimentos sobre o assunto.

À Autosport, Alonso falou mais sobre o feedback de Ben Sulayem. “Falei com ele, e ele sempre concorda com todas as opiniões dos pilotos. Ele sabe que somos nós que pilotamos os carros e que podemos ter sugestões sobre o que acontece.”

“Há alguns pontos que precisamos abordar como competição. Mas ele sempre nos ouviu. Vamos ver se fazemos da F1 um esporte melhor e mais consistente”, concluiu.

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