FIA anuncia reformulação diretiva e cria cargo para chefe dos diretores de prova na F1

A FIA confirmou uma reformulação em seu organograma para a temporada 2023 da Fórmula 1 e nomeou Nikolas Tombazis como diretor de monopostos, também responsável por supervisionar trabalho da direção de prova

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aproveitou a manhã desta quarta-feira (18) para anunciar uma reformulação na estrutura da entidade, que nomeou o grego Nikolas Tombazis como diretor de monopostos a partir deste ano na Fórmula 1. Além disso, todos os diretores que se reportarão a Tombazis — esportivo, técnico, financeiro e de estratégias e operações — também tiveram seus nomes confirmados.

“Estou animado e honrado por iniciar essa nova posição na FIA, além de muito grato ao presidente pela confiança que ele está demonstrando em mim. Temos um grupo de pessoas extremamente talentosas e dedicadas, que trabalham muito duro para entregar o nível de regulamentação que a Fórmula 1 precisa e merece. E eu acredito completamente que nossa nova estrutura levará nossos recursos a um novo nível e nos permitirá continuar fazendo melhorias”, afirmou Tombazis.

Steve Nielsen, engenheiro britânico com passagens por Williams, Benetton, Tyrrell, Honda e Arrows, entre outras, segue como diretor-esportivo da Fórmula 1 “após muitos anos de colaboração com a FIA e em sua posição anterior na FOM [Formula One Management]”, segundo comunicado da entidade. A partir de 2023, o inglês passa a se reportar diretamente a Tombazis.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nikolas Tombazis foi engenheiro de Ferrari e McLaren na F1 (Foto: Ferrari)

Nielsen será responsável por supervisionar todos os assuntos esportivos relacionados à entidade, incluindo o desenvolvimento do controle de corridas e do Centro Remoto de Operações [algo como o VAR da F1], além de novas atualizações no regulamento esportivo da Fórmula 1.

“Eu passei minha vida profissional trabalhando para diferentes times e organizações na Fórmula 1 e mal posso esperar para iniciar um novo capítulo com a FIA. Gostaria de agradecer ao presidente e a Stefano Domenicali por sua confiança em mim. Entendo e aprecio os desafios únicos que acompanham o cargo de chefia”, disse Nielsen.

“Tendo trabalhado de forma próxima com várias pessoas da entidade ao longo dos anos, estou ansioso para enfrentar os desafios que estão à frente — a Fórmula 1 é um ótimo lugar no momento, e é nossa responsabilidade garantir o futuro viável do esporte que está no coração de tudo que fazemos”, concluiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

François Sicard deixa cargo de diretor-esportivo e assume posto recém-criado na FIA (Foto: F2)

Tim Goss, ex-diretor-técnico da McLaren, vai assumir o mesmo posto a partir deste ano na FIA. O britânico substitui justamente Tombazis, que ocupava o cargo até o ano passado e foi promovido para 2023. Após liderar o projeto que implementou o teto orçamentário na F1, Federico Lodi assume como diretor-financeiro.

Por fim, o ex-diretor-esportivo François Sicard foi nomeado para um posto recém-criado, como diretor de estratégias e operações da Fórmula 1. Na função, o francês será responsável pelo planejamento estratégico da categoria a longo prazo, além da parte logística e algumas atividades de pista principais.

“Dedicamos muito tempo e esforço para fazer mudanças significativas em nossa equipe de F1 para criar a estrutura certa, com as pessoas certas, para supervisionar a regulamentação futura do esporte. Desenvolvendo e empoderando pessoas dentro de nossa organização, além de trazer experiência de fora, estou confiante de que estamos na melhor posição possível para irmos à frente, juntos aos nossos parceiros na FOM e nas equipes de F1“, afirmou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.