FIA responde a ex-vice de esporte e garante “governança excepcionalmente robusta”
Em comunicado divulgado pouco depois de Robert Reid anunciar a renúncia do cargo de vice-presidente de esporte, FIA agradece por serviços e justifica movimentos
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) tem um dia quente nas mãos nesta quinta-feira (10). Após o agora ex-vice-presidente de esporte Robert Reid anunciar a renúncia do cargo e desavenças com a maneira como o presidente Mohammed ben Sulayem conduz o esporte, a federação se manifestou via comunicado oficial.
Apesar de evitar de entrar em tiroteio de palavras com Reid, a FIA fez questão de exaltas próprias práticas e explicar a relação com o Mundial e Rallycross, fruto da acusação mais direta de Reid.
“A FIA é grato pelas contribuições de Robert Reid à federação e ao esporte a motor”, começou. “A FIA conta com política de governança excepcionalmente robusta que norteiam nossas operações e garantem que nossas regras, práticas e processos sejam respeitados”, continuou.
“O Mundial de Rallycross é altamente popular. Nos últimos anos, o Mundial e o Europeu de Rallycross foram assistidos por uma crescente audiência de mais de 30 milhões dividida por mais de 100 países”, relatou.

“Além disso, a FIA investiu diretamente no campeonato para benefícios de fãs, equipes e os membros de clubes da FIA. O investimento está alinhado ao compromisso de dobrar a participação no esporte em todo mundo”, finalizou.
Apesar de justificar o motivo de se envolver com a categoria, o comunicado da FIA não negou o cerne do problema de Reid sobre o Rallycross. Segundo o ex-VP, houve “a quebra final de confiança e do devido processo legal” ao assumir a promoção do evento sem aprovação do conselho mundial da federação.
A Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. Às 8h30 (de Brasília, GMT-3) de sexta-feira (11), os pilotos realizam o treino livre 1. Depois, ao meio-dia, retornam para o segundo treino livre. No sábado (12), o TL3 acontece às 9h30, ao passo que a classificação será às 13h. Por fim, no domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Mercedes vê Bahrein como teste de evolução na F1 2025: “Tivemos dificuldades em 2024”

