‘Fim de Feira’: Chuva intensa e domínio de Vettel jogam balde de água fria no sábado em Interlagos

O segundo dia de treinos em Interlagos tinha tudo para ser agitado com a chuva que caía na capital paulista. No entanto, as previsões de classificação embaralhada deram lugar a mais um domínio de Sebastian Vettel após um longo intervalo de 40 minutos

A cobertura completa do GP do Brasil de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da F1 em Interlagos
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

O sábado (23) em Interlagos seguiu exatamente o script escrito há muito tempo. Como sempre acontece quando a F1 chega ao Brasil, a chuva esteve presente no circuito paulista durante todo o dia. Na classificação, nada que mudasse o tom das últimas etapas. Mesmo debaixo de água, Sebastian Vettel terminou em primeiro, conquistando a oitava pole seguida da Red Bull em 2013.

Enquanto o alemão dava ‘olé’ pelo rádio para comemorar o resultado, o clima de animosidade voltou a aparecer em São Paulo. Em um dia marcado pela chuva, apenas o alemão conseguiu celebrar. De resto, quem veio ao autódromo saiu decepcionado com a falta de ação durante as atividades.

Sebastian Vettel celebrou mais uma pole (Foto: Beto Issa/GP Brasil F1)

É verdade que, debaixo de muita água, o terceiro treino livre teve liderança de Mark Webber. Mas esse resultado dá uma ideia diferente do que foi o treino. Em um dia parado por causa do aguaceiro, apenas Esteban Gutiérrez completou volta nos primeiros 30 minutos. Os principais carros, por outro lado, ficaram na garagem.

Para a decepção de quem acordou cedo para ver o treino, Felipe Massa, Fernando Alonso e Nico Rosberg foram alguns dos nomes que optaram para não participar da atividade, enquanto Vettel completou apenas quatro voltas com o pneu para chuva pesada. Tudo em nome de guardar os compostos para a classificação e para a corrida, uma vez que cada carro só tem quatro jogos de pneus intermediários e quatro de chuva pesada para usar durante o fim de semana.

Por outro lado, o treino classificatório até fez parecer que ia valer o ingresso, já que a disputa começou um pouco mais animada. Como a previsão era de chuva em poucos minutos, as equipes logo liberaram os carros à pista para resolver logo a vida. Pior para Jean-Éric Vergne e Esteban Gutiérrez, que estavam na zona da degola após os primeiros giros completados no Q1..

Os dois pilotos continuaram tentando completar voltas rápidas enquanto os demais já tinham voltado aos boxes. E a estratégia acabou dando certo para o francês. A pista melhorou nos instantes finais, e JEV conseguiu garantir a vaga na segunda fase do treino classificatório. Já Pastor Maldonado novamente acabou eliminado.

O Q2 teve um drama diferente. Isso porque Sergio Pérez bateu nos segundos finais, interrompendo a briga pelo top-10. Enquanto o carro do mexicano era resgatado, a chuva apertou em Interlagos, e FIA decidiu atrasar o início do Q3 em dez minutos. Dez que se transformaram em vinte, trinta e quarenta.

Com a chuva, os pilotos foram obrigados a esperar nos boxes por 40 minutos (Foto: Beto Issa/GP Brasil F1)

Depois dessa longa espera, a expectativa pelos carros irem à pista cresceu, já que a chuva podia proporcionar uma classificação embaralhada. Mas o resultado não foi dos melhores. Ainda que a disputa tenha começado apertada, Vettel apareceu como de costume, cravou uma volta 1s veloz que qualquer outro adversário e pôde comemorar mais uma pole.

Com Vettel estragando qualquer chance de disputa no treino classificatório, nem mesmo Felipe Massa conseguiu fazer a alegria da torcida local. Na despedida da Ferrari, o brasileiro sofreu com a falta de aderência do carro e marcou apenas o nono tempo, enquanto o companheiro, Fernando Alonso, sai em terceiro.

A segunda colocação ficou com Nico Rosberg, que ainda tirou tudo o que a Mercedes tinha para fica a apenas 0s7 da pole. Mais rápido no treino livre, Webber foi o quarto, seguido por Romain Grosjean.

Para o domingo, ao que tudo indica, o roteiro deve se repetir. É verdade que a chuva torna a prova mais imprevisível, e tudo pode acontecer. No entanto, com o domínio já mostrado pelo novo tetracampeão neste sábado, não será surpresa se a supremacia rubro-taurina continuar. A partir daí, a disputa mais uma vez será pelo ‘melhor do resto’.

O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' os eventos que cercam e o GP do Brasil de F1 em Interlagos com os repórteres Flavio Gomes, Evelyn Guimarães e Felipe Giacomelli. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.